Descobrir uma NIC 3 pode ser um momento desesperador para muitas mulheres. Principalmente para quem realiza o Papanicolaou todo ano, sem falta. Como é possível fazer os exames tão certinho e já descobrir uma NIC 3 logo de cara? Continue lendo este artigo que eu vou te explicar.
Sumário
- Qual médico devo procurar se eu descobrir uma NIC 3?
- Mas afinal, o que é uma NIC 3?
- Como é possível descobrir uma NIC 3 se eu faço meus exames todo ano?
- Descobrir uma NIC 3 é mais comum do que parece
- Está chateada por descobrir uma NIC 3?
- Você também pode se interessar por:
Qual médico devo procurar se eu descobrir uma NIC 3?
Se você descobrir uma NIC 3, o médico que você deve procurar é o ginecologista, de preferência um especialista em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) ou em Oncologia Ginecológica.
A Dra. Giulia Cerutti é ginecologista especialista em Oncologia Ginecológica, a especialidade da ginecologia que trata de mulheres com tumores no aparelho genital.
Como você vai ver adiante, NIC 3 é uma lesão precursora do câncer de colo de útero. Assim, se você descobrir uma NIC 3, buscar a ajuda de uma profissional com experiência no tratamento dessa condição fará toda a diferença no seu tratamento.
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Agora veja alguns depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:
Mas afinal, o que é uma NIC 3?
Antes de falar sobre como é possível desobrir uma NIC 3, precisamos primeiramente entender o que é NIC.
NIC significa Neoplasia Intraepitelial Cervical. É a lesão precursora do câncer de colo de útero, causada pelo HPV (Papilomavírus Humano).
O HPV penetra nas células da camada de revestimento mais superficial do colo do útero, chamada epitélio. O HPV provoca mutações nessas células, que começam a se multiplicar desenfreadamente. Essa multiplicação desenfreada recebe o nome de neoplasia.
Porém, na NIC, essa neoplasia está restrita ao epitélio. Ou seja, ela é intraepitelial.
Caso essa neoplasia avance para os tecidos mais profundos do colo do útero, ela se tornará invasiva. Neste momento, ela deixa de ser intraepitelial e vira um câncer.
A NIC pode ser classificada em três graus:
- NIC 1: acomete 1/3 do epitélio
- NIC 2: acomete 2/3 do epitélio
- NIC 3: acomete todo o epitélio
É por isso que muitas mulheres se desesperam ao descobrir uma NIC 3: porque este é o último estágio da NIC antes de virar um câncer.
Como é possível descobrir uma NIC 3 se eu faço meus exames todo ano?
Você faz seus exames preventivos todo ano, certinho. Entre eles, o Papanicolaou. Não atrasa nada. No máximo alguns meses.
Até que, certa vez, se deparou com uma surpresa: uma NIC 3.
Você provavelmente pensou: “mas como isso é possível? Eu faço meus exames todo ano. Como apareceu direto uma NIC 3? Não era pra ter aparecido uma NIC 1 e uma NIC 2 primeiro?”
Vou te explicar que não é bem assim.
Descobrir uma NIC 3 é mais comum do que parece
Primeiro, a NIC 2 nem sempre é uma progressão da NIC 1. Ela pode surgir “do nada”. A NIC 3, por outro lado, é sempre uma progressão da NIC 2.
Segundo, a NIC 2 tem um tempo de evolução curto – de, em média, dois anos.
Presta atenção nessas palavras: EM MÉDIA dois anos. Se é uma média, significa que em algumas pessoas a NIC 2 progride mais rápido e em outras pessoas a NIC 2 progride mais lentamente – e em outras pessoas a NIC 2 até regride.
Ou seja, em algumas pessoas a NIC 2 pode demorar menos de um ano para progredir para NIC 3.
Terceiro, devemos lembrar que nenhum exame é 100% sensível. Isso quer dizer que todo exame tem uma taxa de falha. Existe também a possibilidade de algum exame do passado ter sido um falso negativo.
Vale lembrar também que, de acordo com alguns protocolos, após dois exames de Papanicolaou anuais normais, é possível realizar o exame a cada três anos. O que torna ainda mais possível descobrir uma NIC 3, mesmo em quem faz o acompanhamento corretamente.
Está chateada por descobrir uma NIC 3?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças ginecológicas. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e em consultório, inclusive o tratamento da NIC.
Busco dar um atendimento individualizado e que atenda às minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento.
Se você quer saber mais sobre descobrir uma NIC ou outras questões relacionadas à saúde da mulher, clique no botão abaixo e agende a sua consulta. Estou à disposição para te atender da melhor forma possível!
Você também pode se interessar por:
Tratamento para verrugas genitais
É possível ter uma vida normal com HPV?
Como ocorre a transmissão do HPV?
Teste do HPV veio positivo! E agora?
O que é ferida no colo do útero?
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)