Como é o pós-operatório da bartolinectomia a laser?

Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

Você já se perguntou como é o pós-operatório da bartolinectomia a laser? Após passar por esse procedimento delicado, é natural ter dúvidas e preocupações sobre o que esperar. Embora seja geralmente tranquilo, demanda atenção e cuidados específicos.

Não à toa, este é um grande motivo de aflição das pacientes com cisto de Bartholin. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos explorar em detalhes o que acontece durante essa fase crucial de recuperação. 

Desde as sensações durante a cirurgia até as orientações essenciais para um retorno confortável à rotina, vamos abordar tudo o que você precisa saber para atravessar esse período com confiança e tranquilidade.

Sumário

Qual é o médico que realiza a bartolinectomia a laser?

O médico capacitado para realizar a bartolinectomia a laser é o ginecologista especialista em cirurgia ginecológica. De preferência, o ginecologista deve ter experiência em cirurgias da vagina e da vulva.

Além disso, o médico também deve ter habilidade para manusear os equipamentos de laser de CO2.

A Dra. Giulia Cerutti tem vasta experiência em cirurgias ginecológicas da vagina e da vulva, regiões cuja anatomia é extremamente complexa e delicada.

Além disso, a Dra. Giulia é extremamente capacitada para realizar procedimentos cirúrgicos com o laser de CO2. Desta maneira, suas pacientes terão um pós-operatório da bartolinectomia a laser tranquilo e se recuperarão da melhor maneira possível.

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Veja abaixo alguns depoimentos de pacientes que realizaram a bartolinectomia a laser com a Dra. Giulia:

Entendendo sobre o cisto de Bartholin e o pós-operatório da bartolinectomia a laser

As glândulas de Bartholin são glândulas localizadas na entrada da vagina. Elas auxiliam na lubrificação vaginal. Contudo, às vezes, os seus ductos entopem, formando um cisto, que é uma “bola” cheia de secreção.

bartholin
A cirurgia do cisto de Bartholin também pode ser realizada com o laser de CO2.

A bartolinectomia a laser, então, pode ser necessária para tratar o cisto de Bartholin. Entender esse procedimento é fundamental para se preparar adequadamente e garantir uma recuperação tranquila e eficaz.

Dito isso, a cirurgia consiste na abertura da cápsula do cisto com raios laser, seguida da cauterização da cápsula deste cisto, sem a remoção do mesmo.

O que eu posso sentir durante a cirurgia de bartolinectomia a laser?

A bartolinectomia a laser é feita com anestesia local. No momento da anestesia local, você poderá sentir a picada da agulha, além de uma ardência ou queimação durante a infiltração do anestésico local.

O procedimento geralmente é indolor. É normal sentir o médico puxar, mexer e pressionar, mas não sentir dor. Também é normal sentir o local esquentar, devido ao calor do laser.

O que é normal sentir no pós-operatório da bartolinectomia a laser?

No pós-operatório da bartolinectomia a laser, é normal que a região fique inchada e endurecida por alguns dias ou até mesmo semanas. A paciente pode sentir algum desconforto, dor leve ou ardência.

Também é normal que saia uma secreção rósea, avermelhada, esbranquiçada ou levemente amarelada em pequena a moderada quantidade, desde que não tenha aspecto de pus. Mas atenção: não é normal que esta secreção tenha odor.

Quais são as restrições no pós-operatório da bartolinectomia a laser?

As orientações médicas para o pós-operatório da bartolinectomia a laser dependem de como foi a cirurgia – se teve alguma complicação, por exemplo – e variam de médico para médico.

De maneira geral, o pós-operatório da bartolinectomia a laser costuma ser tranquilo. A paciente poderá realizar suas atividades do dia a dia (por exemplo, lavar louça e cozinhar) no mesmo dia da cirurgia.

No entanto, atividades físicas e banho de mar ou piscina devem ser evitados por 30 dias. Além disso, relações sexuais devem ser evitadas por 45 dias no pós-operatório da bartolinectomia a laser.

Que outras orientações são importantes no pós-operatório da bartolinectomia a laser?

No pós-operatório da bartolinectomia a laser, outras orientações são importantes, tais como:

  • Evitar calcinhas de tecido sintético (preferir calcinhas de algodão);
  • Evitar usar roupas muito justas (calças jeans, leggings);
  • Higienizar a região íntima com sabonete líquido glicerinado;
  • Fazer compressas geladas, para reduzir o inchaço local.

pos op ninfo
Não fazer atividades físicas e usar roupas de baixo mais larguinhas são medidas fundamentais para um pós-operatório de sucesso.

Além disso, é imprescindível usar as medicações prescritas pelo seu médico no pós-operatório da bartolinectomia a laser!

Está com cisto de Bartholin?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças ginecológicas. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e em consultório, inclusive a bartolinectomia a laser.

Busco dar um atendimento individualizado e que atenda às minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento.

Se você quer saber mais sobre o pós-operatório da bartolinectomia a laser ou outras questões relacionadas à saúde da mulher, clique no botão abaixo e agende sua consulta. Estou à disposição para te atender da melhor forma possível!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Você também pode se interessar por:

Bartolinectomia

Laser de CO2

Cirurgia a laser do cisto de Bartholin

O que é o cisto de Bartholin?

O que é bartolinite?

Cirurgia do cisto de Bartholin

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »