Tratamento para verrugas genitais

Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

O tratamento para verrugas genitais vem sendo cada vez mais procurado por mulheres de várias idades. Afinal, as verrugas genitais, também chamadas condilomas acuminados, são causadas pelos subtipos de baixo risco do Papilomavírus Humano (HPV).

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que acomete a pele e as mucosas do nosso corpo. Essa IST é muito frequente. Inclusive, estima-se que mais da metade da população esteja contaminada pelo vírus.

Além disso, mais de 80% da população sexualmente ativa já entrou em contato com o vírus pelo menos uma vez na vida. Como resultado, o tratamento para verrugas genitais tem sido cada vez mais procurado.

Sumário

Qual médico trata das verrugas genitais?

O médico que faz o tratamento para verrugas genitais é o ginecologista. De preferência, o ginecologista deve ter experiência no tratamento de lesões causadas pelo HPV. Além disso, é desejável que tenha habilidade com tecnologias como o laser de CO2.

A Dra, Giulia Cerutti é ginecologista com domínio no uso do laser de CO2 e vasto conhecimento no tratamento para verrugas genitais. Assim, é capaz de garantir o melhor tratamento para as suas pacientes.

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Veja depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:

Tratamento para verrugas genitais: quais são as opções?

O tratamento para verrugas genitais depende da quantidade, do tamanho e da extensão das lesões.

Assim, no caso de lesões menores ou em pouca quantidade, existem opções que provocam a destruição das verrugas por métodos químicos:

  • Ácido tricloroacético (ATA) e podofilina. Têm ação direta sobre as verrugas, destruindo-as. Devem ser aplicados pelo médico, em consultório.
  • Imunomodulador: imiquimode. Recruta células de defesa, que destroem as verrugas. Pode causar sintomas sistêmicos, como febre, fadiga, mal estar, dor no corpo.
  • 5-fluorouracil: quimioterápico de ação local.

Contudo, estas medicações podem causar bastante irritação local, como feridas. Por isso, devemos aplicá-las com um cotonete sobre as lesões, para não irritar a pele saudável ao redor.

Já no tratamento para verrugas genitais em maior quantidade, é possível fazer a destruição das lesões por métodos físicos, tais como:

  • Eletrocauterização
  • Laser de CO2
  • Alta frequência

Esses métodos de tratamento para verrugas genitais têm o objetivo de aprofundar apenas o suficiente para atingir a lesão, já que, se aprofundar muito, causam cicatriz e retração. Por outro lado, se aprofundar pouco, as lesões podem voltar. 

Quando as verrugas são muito grandes, por outro lado, pode ser necessário realizar a remoção cirúrgica das verrugas. Nesse caso, as verrugas retiradas são enviadas para análise anatomopatológica (biópsia).

laser
O tratamento para verrugas genitais em maior quantidade pode ser feito com o laser de CO2.

E como funciona o tratamento para verrugas genitais com laser de CO2?

A grande vantagem do laser de CO2 no tratamento para verrugas genitais é que o laser é altamente preciso. Assim, ele atinge apenas as lesões causadas pelo HPV (especialmente as verrugas da vulva e lesões vaginais), sem causar danos nas regiões saudáveis próximas às verrugas.

Além disso, o laser de CO2 no tratamento para verrugas genitais também garante um bom resultado estético, visto que não aprofunda mais do que o necessário, além de facilitar a cicatrização.

Verrugas genitais sempre aparecem em casos de HPV?

Quando o vírus do papiloma humano infecta o corpo, ele pode fazer três caminhos diferentes:

  • Ser eliminado pelo sistema imunológico;
  • Ficar latente no organismo, sem causar nenhuma lesão;
  • Causar lesão. Os tipos de baixo risco causam verrugas, enquanto os tipos de alto risco causam lesões que podem evoluir para câncer.

O que vai acontecer depende da imunidade de cada pessoa. Se a imunidade da pessoa está boa, o vírus é eliminado ou fica na sua forma latente. Se a imunidade está ruim, o vírus acaba causando alguma lesão.

Na maioria das vezes, a infecção é assintomática ou regride sozinha. No entanto, em algumas situações pode provocar as famosas verrugas do HPV. Elas podem ser únicas ou múltiplas, bem como de tamanhos variáveis, em qualquer lugar da região genital: vulva, vagina ou ânus.

Como melhorar a imunidade?

Se você está fazendo um tratamento para verrugas genitais, certamente já se perguntou como melhorar a imunidade para as verrugas não voltarem mais. Afinal, é mais provável que as verrugas apareçam quando a imunidade está ruim.

Bem, para melhorar a imunidade não tem mistério, mas também não há milagre. Não acredite em soros da imunidade nem em manipulados milagrosos. O que vai melhorar a sua imunidade é fazer o famoso básico bem feito.

imunidade
Ter um estilo de vida saudável, com alimentação saudável e prática de atividade física, é fundamental para melhorar a imunidade.

Aqui vão algumas dicas para melhorar a sua imunidade:

  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada, que te garanta todos os nutrientes necessários para o seu corpo.
  • Praticar atividade física. O exercício físico reduz os níveis de cortisol. O cortisol é um hormônio que funciona como imunossupressor, ou seja, reduz a função das células de defesa.
  • Ter um sono de qualidade. A privação de sono (tanto em quantidade quanto em qualidade) aumenta os niveis de cortisol.
  • Evitar o stress. O stress aumenta os níveis de cortisol.
  • Cessar completamente o tabagismo.
  • Reduzir o consumo de álcool.
  • Repor vitaminas quando necessário. Mas atenção! Não adianta ficar tomando multivitamínicos se a sua alimentação é à base de toddynho e miojo.

Procurando tratamento para verrugas genitais?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica. Tenho experiência no tratamento para verrugas genitais e no manuseio do laser de CO2.

Realizo atendimentos a mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, no diagnóstico e no tratamento para verrugas genitais e outras diversas condições ginecológicas. Faço cirurgias em centro cirúrgico e consultório.

Busco dar um atendimento único e que atenda às minhas pacientes de maneira integral. Avalio não somente a sua saúde física, mas também a sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento para verrugas genitais.

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Você também pode se interessar por:

O que é NIC?

Tratamento do HPV

Tratamento da NIC

Conização

Cauterização do colo do útero

Câncer de colo de útero

Laser de CO2

É possível ter uma vida normal com HPV?

Como ocorre a transmissão do HPV?

Teste do HPV veio positivo! E agora?

HPV tem cura?

O que é ferida no colo do útero?

O que é metaplasia?

O que é cervicite?

Entenda o seu Papanicolau

Exame de Papanicolau

Inflamação no Papanicolau

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »