Os ovários são órgãos do sistema reprodutor feminino que têm duas funções.
Primeiramente, os ovários são responsáveis pela produção dos óvulos, que são fecundados pelos espermatozoides para formar o embrião. Além disso, eles produzem os hormônios responsáveis pelas características sexuais femininas.
Todos os meses, os ovários formam cistos, decorrentes da ovulação. Estes cistos são chamados de cistos funcionais, e não precisam de cirurgia.
Por isso, a cirurgia para cisto no ovário nem sempre é necessária. Assim, pensamos em remover os cistos de ovário apenas quando eles são muito volumosos ou quando há suspeita de câncer.
Sumário
- Qual médico realiza a cirurgia para cisto no ovário?
- O que é cisto de ovário?
- Quais são as indicações da cirurgia para cisto no ovário?
- Quais são os tipos de cirurgia para cisto no ovário?
- Como é feita a cirurgia para cisto no ovário?
- Precisa de uma avaliação médica?
- Você também pode se interessar por:
Qual médico realiza a cirurgia para cisto no ovário?
O médico que realiza a cirurgia para cisto no ovário é o médico ginecologista. De preferência, com experiência em cirurgia ginecológica.
A Dra. Giulia é médica médica ginecologista especializada em oncologia ginecológica, o ramo da ginecologia que trata de tumores do aparelho genital.
Esta especialização garantiu à Dra. Giulia habilidade para realizar cirurgias de alta complexidade, além de vasto conhecimento sobre tumores e cistos de ovário.
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Veja algumas opiniões de pacientes que realizaram cirurgias com a Dra. Giulia:
O que é cisto de ovário?
Cistos no ovário são pequenas bolsas cheias de líquido que se desenvolvem nos ovários.
A grande maioria dos cistos é funcional, ou seja, decorrente da ovulação. Estes cistos funcionais podem se formar todos os meses, costumam ser pequenos e tendem a sumir sozinhos, sem necessidade de nenhum remédio.
Em algumas situações, o cisto de ovário pode evoluir com sangramento em seu interior, formando o cisto hemorrágico. Na maioria das vezes, o cisto hemorrágico também some sozinho.
Existem, ainda, outros tipos de cistos benignos de ovário:
- Teratomas
- Fibroadenomas
- Cistoadenomas
- Endometriomas
O câncer de ovário, apesar de muitas vezes se apresentar como um cisto, tem características muito diferentes dos cistos benignos. Além disso, cistos de ovário benignos nunca virarão câncer!
Quais são as indicações da cirurgia para cisto no ovário?
Na maioria das vezes, não há necessidade de realizar cirurgia para cisto no ovário. No entanto, devemos estar atentos a algumas condições:
- Cisto de ovário muito grande: há risco de torção do cisto. Esta condição causa dor abdominal intensa e pode causar isquemia e até necrose do ovário, sendo necessário uma cirurgia de urgência.
- Cisto de ovário com características ultrassonográficas sugestivas de câncer. O ultrassom avalia características do cisto que sugerem malignidade (câncer). Caso estas características sejam vistas, a cirurgia está indicada.
Quais são os tipos de cirurgia para cisto no ovário?
A cirurgia para cisto no ovário pode ser a ooforectomia ou a ooforoplastia.
A ooforectomia é a remoção cirúrgica de um ou ambos ovários.
Já a ooforoplastia consiste na retirada de um ou mais cistos ou tumores do ovário, sem a retirada do órgão.
A ooforoplastia é realizada quando não há suspeita de câncer e em pacientes jovens. Nestas pacientes, principalmente nas que ainda deseja, engravidar, a preservação dos ovários é importante devido sua produção hormonal.
Como é feita a cirurgia para cisto no ovário?
A via de acesso para realizar a cirurgia para cisto no ovário depende do tamanho e das características do cisto.
Cistos menores e com características de benignidade podem ser operados por laparoscopia. Esta técnica é minimamente invasiva: pequenos orifícios são feitos no abdome da paciente, permitindo assim a introdução de uma câmera e de instrumentos necessários para a realização da cirurgia.
Por outro lado, cistos maiores ou com suspeita de câncer devem ser operados por laparotomia, que é o corte feito no abdome. Esse corte pode ser “de pé” ou “deitado” (igual a cicatriz de cesárea), também dependendo do tamanho do cisto e de suas características.
Precisa de uma avaliação médica?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas. Realizo, inclusive, a cirurgia para cisto no ovário.
Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.
Clique no botão abaixo e agende a sua consulta!
Você também pode se interessar por:
Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)