Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

O tratamento para SOP vai muito além dos anticoncepcionais. Afinal, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é muito mais do que a presença de cistos nos ovários. É uma disfunção de vários hormônios do corpo.

Continue lendo para entender!

Sumário

Qual é o médico que trata da SOP?

O médico faz o tratamento para SOP é o endocrinologista ou o ginecologista com experiência em ginecologia endócrina. Esta é o ramo da ginecologia que trata das alterações hormonais da mulher.

A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista com experiência no tratamento de diversas alterações hormonais femininas, como é o caso da SOP. Inclusive, a Dra. Giulia já ajudou muitas mulheres com esta condição.

Quer conhecer a Dra, Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Veja abaixo alguns depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:

Como saber se eu tenho SOP?

Para dar o diagnóstico de SOP, precisamos de 2 dos 3 critérios abaixo:

  • Anovulação: ausência de ovulação, que se manifesta com menstruação irregular. Geralmente, a mulher passa vários meses sem menstruar.
  • Hiperandrogenismo: excesso de hormônios masculinos, que se manifesta com acne, excesso de pelos (rosto, pescoço, parte interna das coxas, abdome), aumento da oleosidade na pele e queda de cabelo.
  • Ultrassom pélvico mostrando ovários com múltiplos pequenos cistos.

tratamento para sop
A presença de múltiplos cistos nos ovários é um dos critérios para a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Assim, é possível que uma mulher tenha SOP mesmo sem ter ovários policísticos ao ultrassom; da mesma maneira, apenas a presença de ovários policísticos ao ultrassom não dá o diagnóstico de SOP.

SOP é uma disfunção hormonal!

Na SOP, os hormônios sexuais femininos (estrogênio, progesterona, FSH e LH) não oscilam de maneira ordenada, não havendo ovulação. Com isso, há irregularidade menstrual e infertilidade.

infertilidade
Na Síndrome dos Ovários Policísticos, muitas vezes há anovulação (ausência de ovulação), o que ocasiona infertilidade.

Essa desordem leva ao aumento dos níveis de estrogênio, que estimula a proliferação de células do endométrio e das mamas, aumentando e risco de câncer nestes locais.

Além disso, há aumento dos hormônios sexuais masculinos, o que se manifesta com acne, pele oleosa, excesso de pelos no rosto, pescoço, abdome e parte interna das coxas, além de queda de cabelo.

queda de cabelo
Um dos aspectos da Síndrome dos Ovários Policísticos é o hiperandrogenismo (excesso de hormônios masculinos), que se manifesta com queda de cabelo, acne, aumento da oleosidade na pele e hirsutismo (excesso de pelos no corpo).

Não podemos esquecer também do aumento da resistência à insulina, com predisposição a diabetes, e a associação com a síndrome metabólica, que inclui pressão alta e colesterol alto.

diabetes
A Síndrome dos Ovários Policísticos muitas vezes está associada a um aumento da resistência insulínica e, assim, a predisposição a diabetes.

Por isso, o tratamento para SOP vai MUITO além dos anticoncepcionais! Eu diria que os anticoncepcionais tratam apenas os sintomas, e não a causa.

Gosto de dar o seguinte exemplo para as minhas pacientes: se você está com febre por causa de uma pneumonia, tomar uma dipirona melhora a febre, mas não trata a pneumonia… O que vai tratar a pneumonia é o antibiótico.

Com a SOP é a mesma coisa. O anticoncepcional vai regularizar a menstruação. Vai fazer os cistos dos ovários sumirem. Dependendo do tipo, ele vai até melhorar a acne e o excesso de pelos. Mas não vai tratar a doença.

O PRINCIPAL tratamento para SOP é dieta e atividade física

Tratamento para SOP – Dieta

Como deve ser a dieta para SOP?

  • Reduzir carboidratos.
  • Evitar carboidratos simples, como açúcar, arroz branco e massas refinadas.
  • Preferir carboidratos complexos, como arroz e massas integrais, aveia, raízes e tubérculos.
  • Consumir alimentos naturalmente ricos em gordura como abacate, coco, azeite, castanhas.
  • Consumir proteínas, como carnes, peixes, ovos, laticínios, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha.

proteina
Aumentar a ingestão de proteínas, e principalmente consumir proteínas em conjunto com carboidratos, é um dos pilares do tratamento para SOP.

No tratamento para SOP, a mulher deve sempre ingerir carboidratos junto de alguma protéina ou gordura. Isso reduzirá a velocidade de absorção do carboidrato, o que evitará um pico de açúcar no sangue e, consequentemente, um pico de insulina no sangue.

Assim, há redução da resistência à insulina. Essa é a base do tratamento para SOP.

O consumo de proteínas e gorduras em quantidades adequadas ajuda a manter a saciedade, o que auxilia o processo de emagrecimento.

Além disso, o consumo de proteínas auxilia na construção de massa muscular (“massa magra”), o que aumenta o metabolismo e também facilita a perda de peso.

O emagrecimento é fundamental no tratamento para SOP. Falaremos sobre isso adiante.

Tratamento para SOP – Atividade Física

Devemos dar preferência a exercícios que trabalham o corpo todo, como natação.

Atividades de força como musculação também são bem vindas, visto que aumentam a massa muscular e, consequentemente, aumentam o metabolismo, facilitando o emagrecimento.

  • Moderada: 150 a 300 minutos por semana, OU
  • Intensa: 75 a 150 minutos por semana.

ativ fisica
Atividades de força como a musculação auxiliam no ganho de massa muscular, o que aumenta o metabolismo e facilita o processo de emagrecimento.

Tratamento para SOP – Emagrecimento

|Você já sabe que é muito comum que na SOP ocorra anovulação, ou seja, ausência de ovulação. E por que a anovulação ocorre?

Vamos lá: para que haja ovulação, é necessário que ocorra um pico de estrogênio, ou seja, uma rápida subida seguida de uma rápida queda deste hormônio.

No entanto, quando há muita gordura, em mulheres acima do peso, os níveis de estrogênio ficam constantemente altos, não havendo o pico necessário para a ovulação.

Assim, a mulher não ovula – e você já sabe que a anovulação é uma das principais características da SOP.

Por isso, o emagrecimento é fundamental no tratamento para SOP de mulheres que estão acima do peso.

Assim, é muito comum que na SOP ocorra anovulação, ou seja, ausência de ovulação. E por que isso ocorre?

Vamos lá: para que haja ovulação, é necessário que ocorra um pico de estrogênio, ou seja, uma rápida subida seguida de uma rápida queda deste hormônio.

Quando há muita gordura, em mulheres acima do peso, os níveis de estrogênio ficam constantemente altos, não havendo o pico necessário para a ovulação.

obesidade
O emagrecimento é fundamental para um tratamento para SOP de sucesso.

Tratamento para SOP – Medicamentos

Como dito anteriormente, uma característica importante da SOP é a resistência à insulina. A insulina é um hormônio que melhora a captação da glicose pelas células do nosso organismo, reduzindo os níveis de glicose no sangue.

Assim, quem tem resistência à ação da insulina tem níveis maiores de açúcar no sangue e, consequentemente, maior risco de desenvolver diabetes.

Dessa forma, um dos pilares do tratamento para SOP é o tratamento da resistência à insulina. Porém, outras medicações também são importantes.

  • Metformina: medicamento utilizado para o tratamento da diabetes tipo 2. Diminui a resistência à insulina, regularizando os níveis deste hormônio.
  • Espironolactona: medicamento diurético que tem efeito antiandrogênico, ou seja, diminui a ação dos hormônios masculinos do corpo. Assim, ele melhora a acne, a oleosidade, o excesso de pelos e a queda de cabelo.
  • Mio-inositol: suplemento alimentar que também melhora a resistência à insulina. Além disso, ajuda a regularizar o FSH, hormônio fundamental para que haja a ovulação e, consequentemente, a menstruação.
  • Anticoncepcionais: os anticoncepcionais são, sim, opções de tratamento para SOP. No entanto, temos que ter em mente que eles tratam apenas os sintomas, e não a doença. Por isso, a preferência é por usar aqueles com progesteronas de efeito antiandrogênico, como é o caso da drospirenona e da ciproterona.

Outro efeito desejado dos anticoncepcionais é a proteção endometrial. Como dito anteriormente, na SOP há um constante estímulo estrogênico sobre o endométrio. A longo prazo, isso aumenta o risco de câncer de endométrio.

Para reduzir esse risco, é necessário proteger o endométrio com alguma progesterona. Isso pode ser feito com qualquer método contraceptivo, já que todos os métodos contraceptivos contêm progesterona.

Precisando de tratamento para SOP?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas.

Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.

Você pode se interessar por:

Sangramento uterino anormal

Emagrecimento e ginecologia

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »