Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

Está em dúvida se o seu corrimento é normal? Corrimento é um dos principais motivos para as mulheres procurarem um ginecologista.

Porém, muitas vezes, o médico diz que está tudo normal. A mulher sai do consultório frustrada, já que está sempre “sujando a calcinha”…

Isso já aconteceu com você?

Sumário

Qual médico que trata de corrimento?

Você já deve imaginar que o médico que trata de corrimento é o ginecologista.

A Dra. Giulia é ginecologista especialista em oncologia ginecológica e sexualidade humana.

Em sua consulta particular, a Dra. Giulia te deixará à vontade para relatar as suas queixas, para saber se o seu corrimento é normal, e tirará as suas dúvidas de maneira calma e sem pressa, em um ambiente tranquilo e sem julgamentos.

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Veja abaixo alguns relatos de pacientes da Dra. Giulia:

Corrimento é normal?

Sim, corrimento vaginal pode ser normal! Assim como vários órgãos, a vagina também produz secreção. Esta secreção muda de fluidez, cor e quantidade de acordo com a fase do ciclo menstrual.

Ao longo do ciclo menstrual, há uma oscilação dos nossos hormônios: na primeira fase há predominância do estrogênio, enquanto na segunda fase há predominância da progesterona.

Assim, geralmente, a secreção vaginal é mais transparente e em menor quantidade na primeira metade do ciclo (logo depois que a mulher menstrua).

Já na segunda metade, a secreção vaginal é mais esbranquiçada ou amarelada, espessa e em maior quantidade, podendo, sim, sujar a calcinha!

No meio do ciclo menstrual, por outro lado, a mulher tem um pico de estrogênio e ovula, com a produção de uma secreção mais abundante, semelhante auma clara de ovo.

clara de ovo
Essa secreção transparente, parecendo uma clara de ovo, é normal do período ovulatório!

Em todos esses casos, o corrimento é normal!

Se corrimento é normal, quando devo me preocupar?

Corrimento é normal, mas pode ser patológico (ou seja, anormal) quando vem acompanhado de mau cheiro, coceira, alterações na sua coloração, dor na relação sexual ou sangramento na relação sexual.

candidiase de repeticao
Se o corrimento vier acompanhado de coceira, ele não é normal!

Dá para descobrir a causa do corrimento pelo Papanicolau?

Não! Papanicolau não dá diagnóstico de corrimento. É um exame de prevenção do câncer de colo de útero.

Apesar de, em algumas situações, o Papanicolau mostrar algumas alterações como desvios de flora (sugestivos de vaginose bacteriana ou Candidíase) ou algumas infecções sexualmente transmissíveis (como a tricomoníase), o Papanicolau não serve para isso.

gineco
O Papanicolau não diz qual é a causa do seu corrimento. Para isso, a história clínica e o exame físico são necessários.

Todo corrimento patológico é Infecção Sexualmente Transmissível (IST)?

Não! Na maioria das vezes, o corrimento patológico acontece devido a um crescimento anormal de fungos ou bactérias que fazem parte da flora vaginal normal. É o caso, por exemoplo, da candidíase e da vaginose bacteriana. Mas algumas IST podem, sim, causar corrimento.

A candidíase é o crescimento exagerado de fungos do gênero Candida. Os sintomas incluem corrimento esbranquiçado ou esverdeado grumoso (tipo leite coalhado), coceira, ardência e vermelhidão na vulva.

Já a vaginose bacteriana é causada por bactérias como Gardnerella e Mobiluncus. Os sintomas da vaginose bacteriana incluem corrimento esbranquiçado, amarelado ou acinzentado, bolhoso, com odor.

Então a minha vagina tem bactérias?!

Sim! Toda vagina tem bactérias e fungos, que vivem em equilíbrio.

Quando há alguma situação de desequilíbrio do organismo, como nos casos de uso prolongado de antibióticos e de queda na imunidade, ocorre uma proliferação anormal dessas bactérias e fungos, causando o corrimento.

Está na dúvida se o seu corrimento é normal?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas.

Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.

Te ajudarei a saber se o seu corrimento é normal!

Você também pode se interessar por:

O que é cervicite?

O que é ferida no colo do útero?

Inflamação no Papanicolau

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »