A cirurgia de labioplastia a laser é um tipo de cirurgia plástica que visa reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais, ou então deixá-los simétricos e com o mesmo tamanho.
Em algumas mulheres, os pequenos lábios podem se projetar para fora dos grandes lábios. Essa condição é chamada de hipertrofia.
Além disso, os pequenos lábios também podem ser assimétricos, ou seja, podem ser de tamanhos ou formatos diferentes. Isso é chamado de assimetria.
Neste artigo, você vai saber mais sobre a cirurgia de labioplastia a laser: quando é indicada, como é feita e como é o pós-operatório. Confira!
Sumário
- Qual é o médico que realiza a cirurgia de labioplastia a laser?
- Quando fazer a cirurgia de labioplastia a laser?
- Como é feita a cirurgia de labioplastia a laser?
- Como é o pós-operatório da cirurgia de labioplastia a laser?
- Posso te ajudar?
- Você também pode se interessar por:
Qual é o médico que realiza a cirurgia de labioplastia a laser?
O médico mais indicado para realizar esta cirurgia é o ginecologista ou o cirurgião plástico. No entanto, o médico deve ter grande experiência em cirurgias estéticas da região íntima feminina.
Além disso, é neessário que o médico tenha habilidade para realizar cirurgias com o laser de CO2.
A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista com vasta experiência em cirurgias ginecológicas diversas, especialmente cirurgias da região íntima feminina. Inclusive, a Dra. Giulia já realizou diversos cursos de atualização sobre este assunto, em diversas instituições do país.
Além disso, a Dra. Giulia realiza cirurgias com o laser de CO2 em seu consultório particular e já ajudou muitas pacientes com hipertrofia e/ou assimetria de pequenos lábios.
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Veja abaixo alguns depoimentos de pacientes que já realizaram cirurgias com a Dra. Giulia:
Quando fazer a cirurgia de labioplastia a laser?
A cirurgia de labioplastia a laser está indicada para mulheres que têm hipertrofia dos pequenos lábios. Além disso, também pode ser feita quando há assimetria, ou seja, quando um dos lados está maior do que o outro.
O procedimento pode ser feito em vários casos:
- Desconforto ou dor na relação sexual;
- Desconforto ou dor ao usar roupas justas, como calça jeans, leggins, etc.;
- Incômodos ao praticar atividades físicas;
- Irritação, machucados ou assaduras na região;
- Dificuldade na higiene íntima;
- Perda da autoestima.
Vale ressaltar que a cirurgia de labioplastia a laser é segura e eficaz, podendo melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres que optam por ela. Contudo, é fundamental escolher um médico qualificado e experiente para realizar a cirurgia, garantindo um resultado satisfatório e natural.
Além disso, muitas mulheres podem ter um aumento ou assimetria dos pequenos lábios e não sentir nenhum incômodo. Nesse caso, não é necessária nenhuma cirurgia. O aumento dos pequenos lábios é algo natural. Ou seja, não é uma doença, mas sim uma variação anatômica normal!
Como é feita a cirurgia de labioplastia a laser?
A cirurgia de labioplastia a laser pode ser feita em consultório, sob anestesia local. Assim, não há dor durante a cirurgia. A paciente vai para casa no mesmo dia.
O laser é um feixe de luz que corta e cauteriza ao mesmo tempo. Assim, o índice de sangramento é muito baixo.
Durante a cirurgia, o médico corta o excesso de pele dos pequenos lábios e costura suas bordas. Os dois lados são cortados de maneira para que fiquem do mesmo tamanho e com o mesmo formato.
O laser permite um corte mais preciso, deixando um aspecto mais natural e os lábios mais simétricos. O laser também estimula a produção de colágeno, o que deixa a cicatrização mais rápida.
A cirurgia de labioplastia a laser demora cerca de 60 minutos. A sutura é feita com fios absorvíveis. Dessa forma, não é necessário retirar os pontos no pós-operatório.
O médico procura deixar os dois lados dos pequenos lábios do mesmo tamanho e formato, respeitando a anatomia natural da paciente. Vale ressaltar, porém, que não se deve retirar completamente os pequenos lábios. Ou seja, devemos retirar apenas o excesso de pele.
Assim, não interferimos na sua função de proteção da vagina e auxílio da lubrificação genital. Quando há excesso de pele ao redor do clitóris, os cuidados devem ser redobrados. Isso porque o objetivo é não haver prejuízo na sensibilidade sexual no pós-operatório.
Como é o pós-operatório da cirurgia de labioplastia a laser?
A cirurgia de labioplastia a laser é uma cirurgia rápida e simples. Dura de 40 a 90 minutos, dependendo da quantidade de tecido a ser retirado.
O pós-operatório costuma ser tranquilo. Complicações como infecções são raras.
Porém, a paciente pode sentir desconforto, ardência ou dor leve nos primeiros dias após a cirurgia.
É indicado não ter relações sexuais por cerca de 30 a 45 dias, para permitir a cicatrização adequada da região operada. Por outro lado, o retorno ao trabalho e às atividades do dia a dia costuma ser mais rápido.
Posso te ajudar?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças ginecológicas. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e consultório, inclusive a cirurgia de labioplastia a laser.
Busco dar um atendimento único e que atenda às minhas pacientes de maneira integral. Cuido não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental.
Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento. Ou seja, decidimos juntas o melhor tratamento para você.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a cirurgia de labioplastia a laser ou precisa de atendimento ginecológico especializado, clique no botão abaixo e agende a sua consulta agora mesmo!
Você também pode se interessar por:
Principais dúvidas sobre labioplastia
Como é o pós-operatório da ninfoplastia a laser?
Como é o resultado da ninfoplastia?
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)