Emagrecimento e Ginecologia: qual a relação?

Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

Emagrecimento e ginecologia têm alguma relação?

Emagrecimento e ginecologia: qual a relação? Por que um ginecologista te mandaria emagrecer? Já aconteceu de você estar acima do peso, se consultar com o ginecologista e ele te mandar emagrecer?

Você ficou chateada e pensou: “mas o que isso tem a ver com o que eu estou sentindo?” ou “tudo que eu sinto os médicos colocam a culpa no meu peso”?

Quando o seu ginecologista te orienta emagrecer, não é porque ele é chato. Várias doenças ginecológicas estão associadas ao sobrepeso e obesidade. Aliás, em algumas delas, o principal tratamento é a perda de peso!

Sumário

Conheça a Dra. Giulia Cerutti

A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista especialista em oncologia ginecológica e sexualidade humana.

Em sua consulta particular, a Dra. Giulia te deixará à vontade para relatar as suas queixas, para saber se o seu corrimento é normal, e tirará as suas dúvidas de maneira calma e sem pressa, em um ambiente acolhedor e sem julgamentos.

Por mais que emagrecimento e ginecologia estejam associados em algumas situações, como você verá adiante, a Dra. Giulia jamais te deixará constrangida por condições relacionadas a composição corporal.

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Veja abaixo alguns depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:

Sangramento uterino anormal

Sua menstruação dura mais de uma semana, o sangramento é intenso, você sangra duas vezes por mês… e todos os seus exames vieram normais. Não tem nenhum mioma, nenhum pólipo, não tem adenomiose, nada.

Porém… Você está acima do peso?

Esse sangramento anormal acontece porque a gordura produz um hormônio chamado estrona, que é um tipo de estrogênio. Esse hormônio faz o endométrio crescer.

O endométrio é a camada que reveste o útero por dentro, e que descama durante a menstruação.

Assim, quanto mais gordura, mais estrona. Com isso, mais o endométrio cresce, e maior o sangramento durante a menstruação.

hiperplasia endometrial
O excesso de estrona produzido pelo tecido adiposo causa um espessamento do endométrio, aumentando o fluxo menstrual.

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma desordem endocrino-metabólica, cujo diagnóstico é dado quando a mulher apresenta dois dos três critérios abaixo:

  1. Anovulação: significa ausência de ovulação. Quando a mulher não ovula, ela não menstrua. Assim, ela fica vários meses sem menstruar.
  2. Hiperandrogenismo: significa excesso de hormônios masculinos. Clinicamente, se manifesta com aumento da oleosidade da pele, queda de cabelo, excesso de pelos no rosto, pescoço, abdome e face interna das coxas.
  3. Presença de ovários com múltiplos cistos no ultrassom transvaginal.

tratamento para sop
A SOP é uma condição que justifica a relação entre emagrecimento e ginecologia.

Assim, é muito comum que na SOP ocorra anovulação, ou seja, ausência de ovulação. E por que isso ocorre?

Vamos lá: para que haja ovulação, é necessário que ocorra um pico de estrogênio, ou seja, uma rápida subida seguida de uma rápida queda deste hormônio.

Quando há muita gordura, em mulheres acima do peso, os níveis de estrogênio ficam constantemente altos, não havendo o pico necessário para a ovulação.

Assim, a mulher não ovula – e você já sabe que a anovulação é uma das principais características da SOP.

Por isso é que, muitas vezes, apenas com mudança no estilo de vida (dieta, atividade física e perda de peso) é possível tratar a SOP!

Câncer de endométrio

Você já viu que o estrogênio em excesso fica constantemente fazendo o endométrio crescer e proliferar. Isso aumenta o risco de mutações nas células do endométrio. E estas células mutadas podem evoluir para câncer.

Câncer de mama

Grande parte dos tumores malignos da mama são hormônio-dependentes, ou seja, dependem do estímulo de hormônios (entre eles, o estrogênio) para se desenvolver e crescer.

quimio
Mulheres obesas têm risco maior que o da população em geral de desenvolverem câncer de mama e de endométrio.

Precisa de ajuda?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas.

Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.

Quer saber mais sobre emagrecimento e ginecologia? Clique no botão abaixo e agende a sua consulta!

Você também pode se interessar por:

Tratamento para SOP

Sangramento uterino anormal

Câncer de endométrio

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »