Você já se perguntou se a presença de inflamação no Papanicolau é algo comum?
Mas afinal, o que significa essa inflamação? Ela é normal ou indica algum problema mais sério? Vamos explorar mais a fundo esse tema para esclarecer suas dúvidas e fornecer informações essenciais sobre o assunto.
Sumário
- Qual médico avalia o Papanicolau?
- Para que serve o Papanicolau?
- É normal aparecer inflamação no Papanicolau?
- Se a inflamação no Papanicolau é normal, quando o resultado do exame é preocupante?
- Inflamação no Papanicolau pode ser a causa do meu corrimento?
- Precisa de ajuda?
- Você também pode se interessar por:
Qual médico avalia o Papanicolau?
O médico que avalia o Papanicolau é o ginecologista.
A Dra. Giulia Cerutti é ginecologista especialista em oncologia ginecológica, o ramo da ginecologia que trata de câncer do aparelho genital, entre eles, o câncer de colo de útero.
Como você verá adiante, o Papanicolau é um exame de rastreamento do câncer de colo de útero.
Por isso, a Dra. Giulia é altamente capacitada para interpretar exames de Papanicolau – e para dizer se a inflamação no Papanicolau é normal ou não.
A Dra. Giulia tem mais de 10 anos de experiência. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington. Atende no bairro da Consolação, em São Paulo – SP.
Veja alguns depoimentos das pacientes da Dra. Giulia:
Para que serve o Papanicolau?
Primeiramente, antes de entender se inflamação no Papanicolau é normal, você deve entender para que serve este exame.
O Papanicolau é um exame de rastreamento do câncer de colo de útero.
Ou seja, ele serve para detectar precocemente o câncer de colo de útero em mulheres aparentemente saudáveis, que ainda não apresentam sintomas. Além disso, serve para detectar lesões precursoras de câncer de colo de útero.
O Papanicolau é coletado com a mulher em posição ginecológica.
Com o auxílio de uma espátula e uma escovinha, o médico coleta um raspado de células do colo do útero da paciente e envia este material para análise em laboratório.
No laboratório, estas células são analisadas em microscópio, em busca de anormalidades que sejam sugestivas de câncer.
É normal aparecer inflamação no Papanicolau?
“Dra, estou com inflamação no Papanicolau! Todo Papanicolau que eu faço vem igual. Eu não sei mais o que eu faço! Já usei um monte de pomada, comprimido, e nada resolve, sempre vem com inflamação!”
Então eu te digo: vai continuar vindo! Inflamação no Papanicolau é normal. Vem inflamação no seu, no meu e no de todas as mulheres que a gente conhece. Essa condição não deve ser confundida com uma infecção.
Infecção quer dizer que há bactérias, fungos ou outros microorganismos causando doenças no útero ou na vagina. Já a inflamação significa a presença de células de defesa.
A vagina sofre micro agressões o tempo todo, seja pela sua acidez natural, seja pela relação sexual, ou por alterações hormonais.
Essas micro agressões fazem as células da vagina descamarem e, para que elas se regenerem, aparecem as células de defesa, que são as células inflamatórias. Por isso, o médico que viu o seu exame no microscópio laudou como inflamação: porque ele viu células de defesa!
“Mas Dra., essa história de que todo Papanicolau vem com inflamação não é verdade não… Eu já fiz outros exames que não vieram com inflamação!”
É verdade. Em alguns exames, inflamação no Papanicolau aparece como presença de células reativas e reparativas, ou classe II. Todos estes resultados significam a mesma coisa!
São células reativas porque estão reagindo a uma micro agressão, e reparativas porque estão reparando a vagina que foi agredida. Ou seja: são as células inflamatórias!
E classe II por causa da classificação que um pesquisador chamado Georgios Papanicolaou inventou, que também quer dizer inflamação no Papanicolau.
Se a inflamação no Papanicolau é normal, quando o resultado do exame é preocupante?
Como você já sabe, o Papanicolau pode detectar lesões precursoras do câncer cervical. Nesse sentido, entender os possíveis resultados é parte importante do autocuidado feminino.
Alguns dos possíveis resultados do Papanicolau são:
- Negativo: se esta for a primeira vez que recebe um resultado negativo, será necessário repetir o exame preventivo em um ano. No caso de já possuir um resultado negativo no ano anterior, o próximo exame preventivo deve ser realizado em três anos;
- Lesão de baixo grau: será necessário repetir o exame em seis meses;
- Lesão de alto grau: serão necessários exames complementares, como a colposcopia;
- Amostra insatisfatória: a quantidade de material coletado não foi suficiente para realizar o exame. Recomenda-se repetir o exame assim que possível.
Inflamação no Papanicolau pode ser a causa do meu corrimento?
Como dito anteriormente, o Papanicolau é um exame de rastreamento do câncer de colo de útero. É para isso que ele serve.
Por mais que seja possível observar outras condições no Papanicolau, ele não é capaz de dizer a causa de nenhum corrimento.
De fato, em algumas situações, o Papanicolau pode apontar alguns desvios de flora – por exemplo, Candidiase ou vaginose bacteriana. Em outras situações, o Papanicolau pode evidenciar algumas infecções sexualmente transmissíveis (IST), como é o caso da tricomoníase.
No entanto, uma paciente com vaginose bacteriana, por exemplo, pode ter um Papanicolau que não evidencia esta condição. Isso ocorre porque, como você já sabe, não é para isso que o Papanicolau serve – ele serve para detectar precocemente o câncer de colo de útero.
Precisa de ajuda?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças ginecológicas. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e em consultório.
Busco dar um atendimento individualizado e que atenda às minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento.
Quer me conhecer melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre mim!
Assista este vídeo sobre inflamação no Papanicolaou que a Dra. Giulia fez:
Mais informações: FEBRASGO
Você também pode se interessar por:
O que é ferida no colo do útero?
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)