É possível pegar IST pela boca?

Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

Você já se perguntou se é possível pegar IST pela boca, por meio do sexo oral?

IST é a sigla para Infecção Sexualmente Transmissível. As ISTs deixaram de ser chamadas de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) pois podem não apresentar sintomas em muitos casos, permanecendo no trato genital por meses ou até anos.

Dessa forma, a transmissão ocorre com muita facilidade, já que mesmo pessoas sem sintomas podem transmitir.

Além disso, em muitos casos, é muito difícil saber quando foi o primeiro contato de alguém com determinada infecção, o que causa grande ansiedade em pacientes que foram contaminadas.

Mas a pergunta aqui é: é possível pegar IST pela boca? Continue lendo para descobrir!

Sumário

Qual é o médico que cuida de infecções sexualmente transmissíveis (IST)?

Diversas especialidades médicas podem cuidar de pacientes com IST: ginecologistas, urologistas, infectologistas.

A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista com vasta experiência no cuidado de mulheres com IST, e já ajudou diversas mulheres com essas infecções, em um ambiente acolhedor e livre de julgamentos.

Veja alguns relatos de pacientes que já se consultaram com a Dra. Giulia:

Afinal, é possível pegar IST pela boca?

A resposta é: sim, é possível pegar IST pela boca. Mas precisamos fazer algumas observações.

Primeiro, via de regra, o risco de contágio no sexo oral é menor do que no sexo vaginal ou anal, mas ainda existe.

Isso porque a maior parte das IST é transmitida quando há pequenas fissuras na pele e na mucosa, o que facilita a transmissão do agente infeccioso. Essas pequenas fissuras ocorrem com menor frequência no sexo oral.

Segundo, não é possível pegar IST pela boca por meio do beijo, apenas pelo contato da boca com a região genital.

Agora, vamos entrar em alguns detalhes.

Quem está mais suscetível a pegar IST pela boca?

Os vírus, bactérias e outros agentes infecciosos estão presentes em maior quantidade no esperma que em outros fluidos sexuais. Assim, quem recebe o sêmen na boca está mais exposto.

Porém, também é possível pegar IST pela boca mesmo se não houver ejaculação, ou através do contato com a secreção vaginal.

Quem faz sexo oral num parceiro contaminado corre mais risco de pegar uma IST, uma vez que se expõe ao sêmen ou secreção vaginal contaminados. No entanto, quem recebe o sexo oral de um parceiro contaminado na região oral também pode se contaminar.

O risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis durante o sexo oral aumenta com a presença de ferimentos na boca, como gengivites, aftas ou outros machucados.

ist
A presença de ferimentos na boca facilita a transmissão de IST pelo sexo oral.

Agora, falaremos de cada uma das IST.

Sífilis

A sífilis na sua forma assintomática é muito comum. Ou seja, a pessoa tem a bactéria em seu corpo, mas sem apresentar sintomas, e mesmo assim ela pode transmitir.

A transmissão da sífilis pelo sexo oral é muito comum. Assim, no que diz respeito à sífilis, é possível pegar IST pela boca: não é necessário ter feridas na região genital ou na boca para que haja transmissão.

Tanto quem recebe quanto quem faz o sexo oral desprotegido tem risco de contrair sífilis.

Herpes genital

Infecção causada por dois tipos de vírus, HSV-1 e HSV-2. É transmitida através do contato direto com as lesões.

Apesar de o HSV-1 ser predominante na região oral e o HSV-2 ser predominante na região genital, ambos podem existir nas duas regiões.

Assim, através do sexo oral, tanto pessoas com lesões orais que fazem sexo oral, quanto pessoas com lesões genitais que recebem sexo oral, podem transmitir o vírus.

No caso da herpes, só é possível pegar IST pela boca quando há lesões em atividade.

herpes
Herpes oral pode ser transmitida para a região genital.

Gonorreia

As mulheres infectadas com gonorreia na maioria das vezes não apresentam nenhum sintoma.

O contato com o esperma é o mais infectante, mas a gonorreia pode ser transmitida pelo contato da boca com o pênis mesmo sem ejaculação e pelo contato da boca com a secreção vaginal.

Uma pessoa pode ter a faringite gonocócica, que é uma infecção de garganta causada pelo gonococo, o agente causador da gonorreia, e transmitir para a vagina ou pênis. Assim, tanto quem recebe quanto quem faz pode contrair gonorreia.

gonorreia
Uma das formas de apresentação da gonorreia é a faringite gonocócica.

Clamídia

Da mesma forma que a gonorreia, o contato com o esperma eleva os riscos de infecção por clamídia, mas esta também pode ser transmitida pelo contato da boca com o pênis sem que haja ejaculação, e também pelo contato da boca com a secreção vaginal.

Assim, no caso da clamídia, é possível pegar IST pela boca, tanto fazendo quanto recebendo sexo oral.

HPV

O HPV é um vírus que infecta pele e mucosas do corpo humano. Os vírus que infectam e causam lesões na região genital são os mesmos que causam lesões na região anal e oral.

Assim, se uma pessoa com o vírus na boca faz sexo oral em outra pessoa, ela pode transmitir o vírus. Da mesma forma, se uma pessoa com o vírus na região genital recebe sexo oral de outra pessoa, ela também pode transmiti-lo.

Lembrando que a pessoa pode ser portadora do vírus sem apresentar lesões, e mesmo assim transmiti-lo. No entanto, a pessoa com lesões tem uma carga viral mais elevada, e transmite com maior facilidade.

Outras IST

HIV: Não há confirmação sobre a transmissão de HIV pelo sexo oral. No entanto, estima-se que existe o risco caso haja feridas na boca.

Hepatite B: a transmissão de hepatite B é possível no caso de qualquer tipo de contato com fluidos sexuais, seja secreção vaginal ou sêmen. Assim, no caso da Hepatite B, é possível pegar IST pela boca ao fazer sexo oral em alguém contaminado. Não é esperado o contágio ao receber sexo oral de alguém infectado por hepatite B, mas pode acontecer.

Hepatite C: a transmissão de hepatite C pela via sexual é rara – pelo sexo oral é ainda menos frequente. A principal forma de transmissão da hepatite C é através do contato com o sangue contaminado.

Quer saber mais se é possível pegar IST pela boca?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas. Tenho vasta experiência no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis.

Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.

Quer saber mais se é possível pegar IST pela boca? Clique no botão abaixo e agende a sua consulta!

Você também pode se interessar por:

Meu parceiro me traiu?

Transmissão do HPV

Infecções sexualmente transmissíveis

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »