Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

Cervicite aguda é a inflamação aguda do colo do útero. Mas como ela surge?

Bem, você certamente já ouviu falar de bactérias como clamídia e gonorreia, não é? Essas bactérias são causadoras de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Assim como a maioria das IST, essas bactérias na maioria das vezes ficam anos no trato genital feminino sem causar nenhum sintoma. Quando essas bactérias causam doença, então, geralmente causam a cervicite aguda.

Mas atenção! Não confunda cervicite aguda com cervicite crônica. Aquela cervicite crônica que você vê nos laudos de biópsia do colo do útero não é doença, e não tem nada a ver com cervicite aguda e nem com IST.

Ou seja, cervicite crônica é o resultado de uma biópsia normal do colo do útero, que mostra células de defesa. Assim, não precisa de nenhum tratamento!

Sumário

Qual é o médico que trata da cervicite aguda?

O especialista em tratar da cervicite aguda é o médico ginecologista.

A Dra. Giulia é médica ginecologista com grande experiência no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, e já ajudou diversas mulheres com cervicite aguda, em um ambiente acolhedor e livre de julgamentos.

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Veja abaixo alguns depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:

Agora, voltemos à cervicite aguda…

A cervicite aguda é resultado de uma IST no colo do útero. As principais causadoras são a clamídia e a gonorreia, mas também pode ser causada por outras bactérias. Diferentemente da cervicite crônica, a cervicite aguda precisa de antibióticos!

Sintomas da cervicite aguda

Como dito, a cervicite aguda pode não causar nenhum sintoma. No entanto, quando presentes, estes são os sintomas mais comuns:

  • Corrimento com mau cheiro, com aspecto de pus
  • Dor pélvica
  • Dor na relação sexual
  • Sangramento após a relação sexual
  • Sangramento fora do período menstrual
  • Ardência ao urinar

cervicite
A cervicite aguda cursa com corrimento de aspecto purulento e com odor.

Doença Inflamatória Pélvica Aguda (DIPA)

A cervicite aguda pode evoluir para DIPA. Isso significa que essas bactérias, que inicialmente estavam no colo do útero, “sobem” para o corpo do útero, as trompas e os ovários.

salpingite
Na DIPA, ocorre a inflamação das trompas – salpingite.

Assim, pode haver a formação de um abscesso tubo-ovariano, que é uma bola de pus no ovário. Além disso, febre, dor abdominal intensa e queda do estado geral.

A DIPA também pode ser assintomática! A mulher sem sintomas fica com um processo inflamatório contínuo na pelve, o que provoca cicatrizes. Assim, a longo prazo, isso pode obstruir suas trompas, causando infertilidade.

infertilidade
A Doença Inflamatória Pélvica pode cursar com infertilidade.

Por exemplo, uma paciente que é portadora assintomática de clamídia ou gonorreia coloca um DIU. Dessa forma, no momento da inserção do DIU, este pode carrear essas bactérias do colo do útero para dentro do útero, provocando uma DIPA.

Mas atenção: nem sempre é necessário retirar o DIU quando a paciente evolui para DIPA!

A pergunta que não quer calar: dá para saber de quem eu peguei?

Na maioria das vezes, não dá para saber de quem e nem quando você pegou infecções como clamídia ou gonorreia. Isso porque são bactérias que podem viver muitos anos no trato genital sem causar nenhum sintoma.

Como tratar a cervicite aguda?

A cervicite aguda é tratada com antibióticos por via oral. O(a) parceiro(a) também precisa ser tratado.

Na maioria das vezes, a DIPA também pode ser tratada com antibióticos por via oral. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário internação hospitalar para antibióticos na veia. Às vezes, também é necessário cirurgia para o abscesso tubo-ovariano.

Mais uma vez, não confunda a cervicite crônica com a cervicite aguda! A cervicite crônica é um resultado NORMAL de biópsia e NÃO precisa de antibióticos!

Precisa de ajuda?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas.

Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.

Clique no botão abaixo e agende a sua consulta!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Você também pode se interessar por:

Inflamação no Papanicolau

O que é ferida no colo do útero?

Corrimento é normal?

O que é cervicite?

Gonorreia

Meu parceiro me traiu?

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »