O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal). Nas mulheres, o HPV pode causar lesões no colo do útero, na vagina, na vulva, na boca e na garganta. Essas lesões podem ser benignas, pré-câncer ou câncer.
Para diagnosticar e tratar as lesões da região genital feminina, é preciso procurar um ginecologista especialista em HPV.
Afinal, segundo as estatísticas disponíveis, aproximadamente 99% das mulheres que desenvolvem câncer do colo do útero foram infectadas pelo HPV.
No entanto, para desenvolver o câncer de colo de útero, significa que essas mulheres não tiveram um acompanhamento adequado.
Por isso, é extremamente importante saber quando procurar um especialista em HPV.
Sumário
- Quem é o médico especialista em HPV?
- Então, quando devo procurar um especialista em HPV?
- Mas por que é importante consultar um especialista em HPV?
- Agende sua consulta com uma ginecologista especialista em HPV!
- Você também pode se interessar por:
Quem é o médico especialista em HPV?
O médico especialista pode ser de diferentes especialidades, dependendo do gênero e da área afetada.
Para as mulheres, o médico mais comumente envolvido no diagnóstico e tratamento da infecção por HPV é o ginecologista. Os homens, por outro lado, geralmente consultam o urologista, enquanto ambos os sexos podem recorrer ao proctologista, em alguns casos.
Contudo, quando a infecção pelo HPV está na cavidade oral e na garganta, o especialista em HPV que deve ser procurado é o otorrinolaringologista.
No caso do ginecologista especialista em HPV, ele pode ser especializado em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) ou em Oncologia Ginecológica.
Estes dois ramos da ginecologia se dedicam ao estudo e ao tratamento das doenças relacionadas à infecção pelo Papilomavírus Humano.
A Patologia do Trato Genital Inferior é a área que cuida de doenças que acometem o colo do útero, a vagina e a vulva. Essas regiões com frequência são acometidas pela infecção pelo HPV.
Por sua vez, a Oncologia Ginecológica é o ramo da ginecologia que trata dos cânceres ginecológicos, a saber: câncer de colo de útero, endométrio, sarcoma uterino, vagina e vulva.
Os cânceres de colo de útero, de vagina e de vulva estão associados aos subtipos de HPV de alto risco, que podem provocar alterações celulares que evoluem para o câncer.
A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista especialista em Oncologia Ginecológica. Por isso, com o passar dos anos, devido à sua experiência no tratamento de tumores relacionados ao HPV, a Dra. Giulia se tornou especialista em HPV.
Assim, se você procura um especialista em HPV, o olhar de uma médica como a Dra. Giulia fará toda a diferença no seu diagnóstico e no seu tratamento!
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Veja abaixo alguns depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:
Então, quando devo procurar um especialista em HPV?
O Papilomavírus Humano é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) muito comum na população, presente em mais da metade das pessoas.
Além disso, estima-se que 8 a cada 10 pessoas sexualmente ativas já entrou em contato com o vírus em algum momento da vida.
Por isso, se você tem vida sexual ativa, é importante fazer exames preventivos regularmente com o seu ginecologista de confiança. Assim, você pode detectar precocemente qualquer alteração causada pelo HPV e iniciar o tratamento adequado.
Contudo, é importante saber que ter uma infecção por esse vírus não significa ter lesão! Dito isso, você deve procurar um ginecologista especialista em HPV nas seguintes situações:
- Quando perceber algum nódulo, verruga ou alteração de coloração da pele de sua região genital;
- Quando tiver algum resultado anormal do exame de Papanicolau, colposcopia e/ou biópsia.
Mas por que é importante consultar um especialista em HPV?
A consulta com um ginecologista especialista em HPV é de extrema importância para obter o diagnóstico correto e, assim, poder decidir sobre o melhor tratamento para o seu caso.
Afinal, os subtipos de HPV de baixo risco estão associados às verrugas genitais. Mas atenção: não é qualquer bolinha na vulva que é causada pelo HPV. É a famosa “crista de galo”, uma verruga elevada, áspera, que parece uma couve-flor.
Já os subtipos de HPV de alto risco estão associados a diversos tipos de câncer e suas lesões precursoras (que podem virar câncer). Por exemplo, câncer de colo de útero, vagina, vulva, pênis, ânus, boca e garganta.
As lesões precursoras do câncer de colo de útero são as NIC – Neoplasias Intraepiteliais Cervicais. As do câncer de vagina são as NIVA – Neoplasias Intraepiteliais Vaginais. As do câncer de vulva são as NIV – Neoplasias Intraepiteliais Vulvares. E por aí vai.
Agende sua consulta com uma ginecologista especialista em HPV!
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças ginecológicas. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e consultório. Realizo diversos tipos de tratamentos para lesões causadas pelo HPV.
Busco dar um atendimento único e que atenda às minhas pacientes de maneira integral. Cuido não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental.
Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento. Ou seja, decidimos juntas o melhor tratamento para você.
Se você precisa de atendimento de uma ginecologista especialista em HPV, clique no botão abaixo e agende a sua consulta agora mesmo!
Você também pode se interessar por:
Tratamento para verrugas genitais
É possível ter uma vida normal com HPV?
Como ocorre a transmissão do HPV?
Teste do HPV veio positivo! E agora?
O que é ferida no colo do útero?
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)