Pólipo uterino: o que você precisa saber?

Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

O pólipo uterino é um nódulo que ocorre por um crescimento anormal das células de revestimento interno do útero. Pode ser endometrial, quando presente no corpo do útero, ou endocervical, quando presente no colo do útero.

polipo
Tipos de pólipos uterinos.

Continue lendo para entender mais!

Sumário

Quem é o médico que trata de pólipo uterino?

O médico que trata de mulheres com pólipo uterino é o ginecologista com experiência em cirurgia minimamente invasiva, como a histeroscopia cirpurgica.

A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista experiente na realização de histeroscopias, a cirurgia mais realizada para o tratamento de pólipo uterino.

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Veja depoimentos de pacientes que já realizaram cirurgias com a Dra. Giulia:

Quais os sintomas do pólipo uterino?

O pólipo uterino pode não causar nenhum sintoma em algumas pacientes, sobretudo na pós-menopausa. Quando sintomático, a manifestação clínica mais comum é o sangramento uterino anormal:

  • Aumento da duração do fluxo menstrual (duração de mais de 8 dias)
  • Aumento da intensidade do fluxo menstrual
  • Sangramentos fora do período menstrual

Pólipo uterino vira câncer?

Na maioria das vezes os pólipos uterinos são benignos e não evoluem para câncer, e o risco de um câncer de endométrio ter origem em um pólipo uterino é bastante baixo.

Assim, a presença de pólipos endometriais não necessariamente está associada a um maior risco para o desenvolvimento de câncer de endométrio.

No entanto, pólipos endometriais grandes ou acompanhados de sangramento pós-menopausa têm maior risco de associação a câncer de endométrio, devendo receber mais atenção.

Como descobrir se eu tenho um pólipo uterino?

Para identificar a presença de pólipo uterino, um exame que pode ser utilizado é o ultrassom transvaginal, que mostra se há alguma alteração no revestimento interno do útero ou se há algum crescimento anormal dentro dele.

Esse exame é útil para verificar se há alguma doença uterina em mulheres que têm sangramento vaginal excessivo, mas não é capaz de confirmar se o problema é mesmo um pólipo uterino.

A confirmação do diagnóstico só pode ser feita por meio da histeroscopia diagnóstica, que é um exame que permite ver o interior do útero com uma câmera. Esse exame pode ser feito com ou sem anestesia, dependendo do caso. 

histeroscopia
A histeroscopia diagnóstica é o exame que permite o diagnóstico dos pólipos uterinos.

Durante o exame, também pode ser feita uma biópsia, que consiste em retirar uma amostra do pólipo uterino para analisar sua estrutura e descartar a possibilidade de câncer.

Qual é o tratamento dos pólipos uterinos?

O tratamento consiste na sua retirada por meio da histeroscopia cirúrgica. Esse é um método seguro e eficaz no tratamento dos pólipos uterinos. No entanto, vale ressaltar que nem todo pólipo precisa ser retirado.

A retirada dos pólipos está indicada nas seguintes situações:

  • Mulheres que desejam engravidar;
  • Pólipos muito grandes;
  • Mulheres na pós-menopausa;
  • Mulheres com sangramento uterino anormal – aumento na intensidade e na duração do fluxo menstrual, sangramentos de escape, sangramento após a relação sexual.

Como é feita a histeroscopia cirúrgica?

A histeroscopia cirúrgica é feita em ambiente hospitalar, no centro cirúrgico.

Na histeroscopia cirúrgica, o histeroscópio é mais calibroso do que na histeroscopia diagnóstica, já que é necessária a passagem de uma câmera e de instrumentos para realizar a retirada do pólipo uterino.

Por isso, é necessária a dilatação do colo do útero, procedimento que pode ser doloroso. Desta forma, é necessário realizar anestesia. A anestesia utilizada pode ser raquianestesia com sedação, anestesia geral ou apenas sedação, a critério do médico anestesista.

histero
A histeroscopia cirúrgica é feita em ambiente hospitalar, com um instrumento mais calibroso do que o da histeroscopia diagnóstica.

Como o procedimento é feito dentro da cavidade uterina, a mulher não pode estar menstruada, já que o sangue atrapalha a visualização das estruturas e, assim, impossibilita a realização do procedimento.

A cirurgia é feita totalmente por via vaginal. Assim, não há cortes ou cicatrizes.

Ainda tem dúvidas ou precisa de atendimento ginecológico especializado?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas.

Tenho experiência na realização de histeroscopia para remoção de pólipo uterino.

Busco dar um atendimento individualizado e que atenda às minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental.

Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusiva médica.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre pólipo uterino ou precisa de atendimento ginecológico especializado, clique no botão abaixo e agende a sua consulta agora mesmo!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Você também pode se interessar por:

Histeroscopia cirúrgica

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »