Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

Bartolinectomia é a cirurgia de remoção do cisto da glândula de Bartholin.

Para entender sobre o que é bartolinectomia, suas indicações e seu pós operatório, primeiro precisamos entender sobre o que são as glândulas e o cisto de Bartholin. Então vamos lá!

Sumário

Qual é o médico que faz a bartolinectomia?

O médico especializado em realizar a cirurgia de bartolinectomia é o médico ginecologista.

O ideal é que o ginecologista tenha experiência em realizar cirurgias ginecológicas, especialmente cirurgias da vulva e da vagina. Isso porque a anatomia desta região é muito complexa e delicada.

A Dra. Giulia Cerutti é especialista em realizar cirurgias oncológicas, o que a possibilitou ganhar vasta experiência em cirurgias pélvicas e perineais de grande complexidade.

Desta maneira, a Dra. Giulia é altamente capacitada para realizar a bartolinectomia de modo que a paciente tenha os melhores resultados possíveis.

Ela atende no bairro da Consolação, em São Paulo – SP.

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Veja depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:

O que são as glândulas e o cisto de Bartholin?

As glândulas de Bartholin são glândulas que auxiliam na lubrificação vaginal, produzindo uma secreção mucoide, viscosa. Essas glândulas estão localizadas na face interna dos grandes lábios.

cirurgia do cisto de bartholin
O cisto de Bartholin ocorre devido a uma obstrução do ducto da glândula de Bartholin.

Às vezes, os ductos das glândulas entopem e as glândulas se enchem de secreção, formando o cisto de Bartholin. Este cisto se manifesta como uma “bola” em um dos grandes lábios.

O cisto de Bartholin pode infectar, formando um abscesso. Quando isso acontece, a área fica avermelhada, inchada e muito dolorida. Desta forma, é necessário drenagem e tratamento com antibióticos. O abscesso de Bartholin também é chamado de bartolinite.

Como tratar o cisto de Bartholin?

O cisto de Bartholin pode ser tratado de várias maneiras.

Por exemplo, é possível realizar punção com esvaziamento do cisto. No entanto, o cisto se formará novamente.

Quando está na fase de bartolinite, o tratamento necessário é a drenagem do cisto (por meio de uma incisão com bisturi). Além disso, é necessário que a paciente faça uso de antibióticos. Porém, este procedimento também é temporário.

Assim, o tratamento definitivo do cisto de Bartholin pode ser feito de algumas maneiras:

  • Bartolinectomia
  • Marsupialização
  • Cirurgia a laser

Vamos falar sobre cada um destes procedimentos a seguir.

Bartolinectomia – como é a cirurgia?

A bartolinectomia é a retirada cirúrgica de todo o cisto de Bartholin.

Por ser um procedimento mais complexo e com maior risco de sangramento, esta cirurgia deve ser realizada em centro cirúrgico. Na bartolinectomia, toda a cápsula do cisto é dissecada dos tecidos da vulva, o que é um procedimento muito delicado.

Geralmente, a bartolinectomia é feita sob raquianestesia e com sedação. Assim, a cirurgia é indolor e com o mínimo de desconforto possível. Na maioria das vezes, a paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento.

Os pontos são feitos com fios absorvíveis. Dessa maneira, não é necessário retirá-los no pós-operatório.

Bartolinectomia – como é o pós-operatório?

A recuperação da bartolinectomia depende que a paciente siga as recomendações de seu médico corretamente. Por ser uma região muito delicada, a paciente pode sentir algum desconforto. A região pode ficar inchada e endurecida por alguns dias ou semanas.

É indicado um período de cerca de 30 a 45 dias sem ter relação sexual para permitir a cicatrização adequada da área operada. Por outro lado, o retorno ao trabalho e às atividades do dia a dia pode ser mais precoce, caso a cirurgia ocorra sem maiores problemas.

Marsupialização do cisto de Bartholin

A marsupialização do cisto de Bartholin é um procedimento rápido e simples. Assim, este procedimento pode ser realizado em consultório, sob anestesia local.

Na marsupialização, o médico faz um pequeno corte na cápsula do cisto e costura suas bordas na superfície da vulva, para impedir que o cisto se forme novamente. Porém, ainda assim, há uma grande chance que o cisto volte a se formar.

Cirurgia a laser do cisto de Bartholin

Uma alternativa à bartolinectomia convencional é a cirurgia a laser do cisto de Bartholin.

Por ser um procedimento mais simples e com menor risco de sangramento, a cirurgia a laser pode ser feita em consultório e sob anestesia local.

Começamos o procedimento realizando uma marsupialização. A seguir, realizamos a destruição da cápsula do cisto de Bartholin por meio do laser de CO2.

Esta é uma tecnologia inovadora, que garante uma recuperação mais rápida, um pós operatório mais tranquilo e menos complicações cirúrgicas.

laser de co2
É possível realizar o tratamento do cisto de Bartholin com o laser de CO2.

Precisa de bartolinectomia?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas as idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças da ginecologia. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e no consultório.

Tenho experiência na realização de cirurgias do cisto de Bartholin – tanto a bartolinectomia convencional, quanto a cirurgia a laser.

Busco dar um atendimento único e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você participará da decisão de seu tratamento. Assim, decidiremos juntas o melhor tratamento para você.

Você também pode se interessar por:

Laser de CO2

Cirurgia a laser do cisto de Bartholin

Pós operatório da bartolinectomia a laser

O que é o cisto de Bartholin?

O que é bartolinite?

Cirurgia do cisto de Bartholin

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »