Você sabe como se pega HPV? Esse é um assunto muito polêmico e que gera muitas dúvidas. Por isso, hoje vamos esclarecer as principais dúvidas sobre como se pega HPV. Continue lendo para entender!
Sumário
- Quem é o médico que trata do HPV?
- O que é o HPV?
- Afinal, como se pega HPV?
- E na gravidez, o bebê pega HPV da mãe?
- E as verrugas que aparecem nas mãos?
- Dúvidas sobre como se pega HPV?
- Você também pode se interessar por:
Quem é o médico que trata do HPV?
O médico que trata de HPV na região genital feminina é o ginecologista. Já o médico que trata do HPV na região genital masculina é o urologista. Por outro lado, se o HPV está na cavidade oral e na garganta, o médico que deve ser procurado é o otorrinolaringologista.
A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista especialista em Oncologia Ginecológica, a especialidade médica que trata de tumores do aparelho genital feminino.
O HPV é o vírus responsável por 99% dos casos de câncer de colo de útero, além de grande parte dos casos de câncer de vagina e de vulva.
Assim, a formação em Oncologia Ginecológica garantiu à Dra. Giulia grande experiência para tratar de mulheres com HPV.
Se você tem HPV e quer saber melhor como se pega HPV, a Dra. Giulia é a médica certa para te ajudar!
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Veja o que algumas pacientes falam da Dra. Giulia:
O que é o HPV?
Para entender sobre como se pega HPV, precisamos primeiro entender sobre o que é este vírus.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível que infecta a pele e as mucosas da região genital, anal e oral.
Primeiramente, é importante lembrar que o HPV é um vírus muito comum na população. Mais da metade da população mundial é portadora do vírus. Além disso, cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato com o vírus em algum momento de suas vidas.
No entanto, a maior parte das pessoas infectadas não apresenta nenhuma doença. Isso porque, quando o vírus entra no nosso corpo, ele pode seguir três caminhos diferentes:
- Ser eliminado espontaneamente pelo nosso organismo
- Ficar latente no nosso corpo, quietinho, sem causar nenhuma lesão
- Causar alguma lesão
O caminho que o HPV vai seguir depende da nossa imunidade.
Afinal, como se pega HPV?
O HPV é um vírus sexualmente transmissível. Ou seja, ele é transmitido através da relação sexual, incluindo sexo anal, vaginal e oral.
Além disso, outras práticas sexuais que não incluem a penetração também podem transmitir o vírus. Por exemplo, esfregar o pênis na vulva ou, em caso de mulheres homossexuais, a “tesourinha”.
A transmissão do HPV ocorre pelo contato direto entre pele e mucosas infectadas. A transmissão por compartilhamento de objetos, como toalhas e brinquedos sexuais, não é comprovada. Não se pega HPV em academias, banheiros públicos ou piscina!
O uso de preservativos reduz em 70% a transmissão do vírus, mas não elimina completamente.
Isso porque algumas áreas do nosso corpo não são totalmente protegidas pelo preservativo, como é o caso dos pequenos e grandes lábios, do púbis, da base do pênis e da bolsa escrotal. Assim, essas áreas entram em contato e a transmissão pode acontecer.
E na gravidez, o bebê pega HPV da mãe?
Durante a gestação, não há transmissão do HPV da mãe para o bebê. Porém, durante o parto, o HPV pode ser transmitido, apesar de pouco comum. No entanto, o bebê elimina o vírus nos primeiros meses de vida, sem maiores sequelas.
Vale lembrar que apenas o fato de a mãe ter HPV não é uma contraindicação para o parto normal. Mesmo que a mãe tenha lesões causadas pelo HPV, como por exemplo verrugas genitais, ainda assim ela pode ter um parto normal.
Aliás, a única contraindicação para a mãe ter um parto normal é quando ela apresenta alguma lesão volumosa que cause obstrução do canal de parto.
E as verrugas que aparecem nas mãos?
Você já deve ter se perguntado sobre como se pega HPV das verrugas que aparecem nas mãos de crianças, certo?
Bem, as verrugas que aparecem nas mãos e pés também são causadas pelo HPV, porém por subtipos diferentes daqueles que acometem a região genital, anal e oral. Portanto, esses subtipos de HPV não causam lesões genitais.
Dúvidas sobre como se pega HPV?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas. Também realizo tratamento das lesões causadas pelo HPV.
Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.
Se você quer mais informações sobre como se pega HPV, clique no botão abaixo e agende a sua consulta!
Você também pode se interessar por:
Tratamento para verrugas genitais
É possível ter vida normal com HPV?
Teste do HPV veio positivo! E agora?
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)