O períneo é a região entre o ânus e a vagina, formado por músculos. Em diversas situações da vida, o períneo pode apresentar frouxidão, flacidez ou sofrer rupturas. Estes problemas são corrigidos pela perineoplastia.
Assim, a cirurgia do períneo, ou perineoplastia, é um procedimento indicado para mulheres que precisam reconstruir a musculatura da região perineal.
Médica que realiza a perineoplastia
A Dra. Giulia Cerutti é ginecologista com ampla experiência em cirurgias ginecológicas e vasto conhecimento na anatomia pélvica e perineal feminina.
Mais especificamente, tem grande habilidade com cirurgias vaginais, além de cirurgias de alta complexidade.
Por isso, se você precisa realizar uma perineoplastia, a Dra. Giulia é a médica certa para você!
A Dra. Giulia é médica ginecologista com mais de 10 anos de experiência. Formou-se em Medicina na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e fez residência médica de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington.
Além disso, a Dra. Giulia tem formação em Cirurgia Vaginal pelo Hospital Evangélico de Londrina, um dos maiores centros de formação desta área do país.
Veja alguns depoimentos de pacientes que já fizeram cirurgias com a Dra. Giulia:
Veja outros depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:
Sumário
- Médica que realiza a perineoplastia
- O que é o períneo?
- Como a perineoplastia é feita?
- Como é o pós-operatório da perineoplastia?
- Quem deve fazer a perineoplastia?
- Perineoplastia resolve incontinência urinária?
- Precisando de uma avaliação?
- Você também pode se interessar por:
O que é o períneo?
Períneo é a região entre o ânus e a vagina. Essa região contém músculos que sustentam os órgãos da pelve, como a bexiga, o útero e o reto.
Em diversas situações da vida, a musculatura perineal pode sofrer frouxidão, flacidez, estiramento ou até mesmo ruptura, o que pode provocar diversos sintomas na mulher e impactar a sua qualidade de vida.
Os principais fatores de risco para a lesão da musculatura perineal são:
- Envelhecimento: os músculos do assoalho pélvico ficam flácidos com o passar dos anos.
- Partos normais: quanto maior o número de partos normais, maior a chance de haver rupturas musculares.
- Condições que provocam excesso de carga sobre a musculatura perineal: gestação (independentemente da via de parto), sobrepeso e obesidade, atividade física intensa, tosse crônica (por exemplo, em mulheres tabagistas), constipação intestinal crônica.
Assim, a mulher pode apresentar diversos sintomas decorrentes da flacidez dos músculos do períneo, entre eles:
- Sensação de “vagina larga“
- Flatos (“puns“) vaginais
- Percepção de menor satisfação sexual
Esses sintomas podem causar constrangimentos e prejuízos na qualidade de vida da mulher, sendo assim necessária a perineoplastia.
Como a perineoplastia é feita?
A perineoplastia é um procedimento cirúrgico rápido e simples. Geralmente, é feito em ambiente hospitalar e a paciente recebe alta no mesmo dia, se não houver nenhuma intercorrência.
A anestesia mais utilizada para este procedimento é a raquianestesia, com sedação.
O procedimento é feito todo por via vaginal. Os pontos são absorvíveis, não sendo necessário retirá-los no pós-operatório.
Durante o procedimento, o médico aproxima os músculos do períneo que estão afastados, promovendo um fechamento da entrada da vagina.
Esse fechamento deve ser equilibrado, de modo a não prejudicar a vida sexual da mulher após a cirurgia.
Como é o pós-operatório da perineoplastia?
Por ser uma cirurgia feita totalmente por via vaginal, a recuperação da perineoplastia geralmente é rápida e tranquila, sendo possível receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
Nos primeiros dias, a paciente pode sentir algum desconforto ou dor leve.
A paciente deve permanecer algumas semanas sem fazer esforço físico e sem ter relação sexual, para permitir a cicatrização adequada da área operada.
O retorno ao trabalho varia de acordo com o tipo de atividade que a mulher exerce.
Após respeitar o período de recuperação, a mulher poderá voltar a ter relações sexuais normalmente. A perineoplastia não prejudica a vida sexual e nem os hábitos urinários ou intestinais da mulher.
Após a cirurgia, é comum que a mulher perceba a saída de uma pequena quantidade de secreção avermelhada, rósea ou amarronzada por algumas semanas. Porém, não é normal haver sangramento intenso e nem corrimento com odor.
Quem deve fazer a perineoplastia?
A perineoplastia é indicada somente para mulheres com ruptura dos músculos perineais que apresentam impacto na sua qualidade de vida.
Isso porque muitas mulheres apresentam algum grau de ruptura perineal, porém são totalmente assintomáticas. Essas mulheres não necessitam de cirurgia.
A cirurgia só é necessária caso haja desconforto para a paciente. Se não houver desconforto, não é necessário operar.
Além disso, muitos casos leves de rotura perineal sintomáticos se resolvem com medidas não cirúrgicas, como a fisioterapia pélvica e o laser íntimo.
Perineoplastia resolve incontinência urinária?
Atenção! Perineoplastia é uma cirurgia para corrigir o períneo. Não é uma cirurgia para corrigir incontinência urinária!
A cirurgia para incontinência urinária não é a perineoplastia, mas sim é uma cirurgia chamada de sling.
Precisando de uma avaliação?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das mais diversas doenças. Faço cirurgias em centro cirúrgico e consultório, inclusive a perineoplastia.
Busco dar um atendimento único e que atenda às minhas pacientes de maneira integral. Cuido não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento.
Quer me conhecer melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre mim!
Você também pode se interessar por:
Cirurgia para Incontinência Urinária – Sling
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)