Algum médico já te disse que você tem uma mancha no colo do útero? Você ficou preocupada e não entende o que é isso?
Observada no exame de colposcopia, a mancha no colo do útero, na grande maioria das vezes, não é motivo para preocupação, e tampouco tem a ver com câncer de colo de útero. Continue lendo para entender.
Sumário
- Qual é o médico que identifica a mancha no colo do útero?
- O exame de colposcopia
- Como a colposcopia vê a mancha no colo do útero?
- Mas, afinal, o que é a mancha no colo do útero?
- Qual o tratamento para a mancha no colo do útero?
- Atenção! Nem toda mancha no colo do útero é igual!
- Precisando de ajuda?
- Você também pode se interessar por:
Qual é o médico que identifica a mancha no colo do útero?
O médico que identifica a mancha no colo do útero é o ginecologista, durante o exame ginecológico. A mancha no colo do útero deve ser melhor avaliada durante o exame de colposcopia, sobre o qual você entenderá melhor adiante.
A Dra. Giulia Cerutti é ginecologista e realiza o exame de colposcopia em seu consultório particular. Assim, a Dra. Giulia é capacitada para avaliar com clareza o que é a mancha no colo do útero de suas pacientes e, desta forma, determinar a melhor conduta. Ela atende no bairro da Consolação, em São Paulo – SP.
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Veja alguns depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:
O exame de colposcopia
Para entender o que é a mancha no colo do útero, precisamos entender primeiro o que é o exame de colposcopia.
A colposcopia é uma complementação do exame de Papanicolaou (também chamado de preventivo, ou colpocitologia). A colposcopia é útil para auxiliar na detecção precoce do câncer de colo de útero e de suas lesões precursoras, as Neoplasias Intraepiteliais Cervicais (NIC).
Quando um exame de Papanicolaou está alterado, a paciente deve ser encaminhada para realizar a colposcopia. A colposcopia também está indicada quando a mulher tem um teste de DNA-HPV positivo para HPV de alto risco.
Por meio da colposcopia, o médico ginecologista examina o colo do útero e a vagina de maneira bem detalhada.
O exame é feito por meio de um colposcópio, um aparelho que parece um binóculo. Esse aparelho funciona como uma lupa, permitindo que o médico veja alterações que não podem ser vistas a olho nu.
Caso o médico veja alguma área suspeita, ele deve fazer uma biópsia. É a biópsia que dá o diagnóstico definitivo de câncer ou de lesão pré-câncer.
Como a colposcopia vê a mancha no colo do útero?
Primeiramente, na colposcopia, o médico introduz um espéculo na vagina, para visualizar a vagina e o colo do útero pelo colposcópio.
Após isso, o ginecologista aplica um ácido e um corante no colo do útero e na vagina, para ressaltar as lesões e detalhar melhor a imagem.
Esse ácido e esse corante é que evidenciam as lesões precursoras de câncer de colo de útero. No entanto, eles também podem causar a famosa mancha no colo do útero, que não tem nada a ver com câncer de colo de útero.
Mas, afinal, o que é a mancha no colo do útero?
A mancha no colo do útero, na maioria das vezes, é o que chamamos de ectopia cervical. Mas o que é isso?
Vamos entender primeiro um pouco sobre a anatomia do colo do útero. No colo do útero, existem três tipos de célula de revestimento:
- As células escamosas, que revestem o colo do útero por fora;
- As células glandulares (ou endocervicais), que revestem o colo do útero por dentro;
- As células metaplásicas, que são células de transição.
Ectopia cervical é quando as células glandulares estão do lado de fora do útero. Esta é uma alteração benigna, de causa hormonal, presente na maior parte das mulheres em algum momento de suas vidas. Ela não é uma lesão precursora de câncer de colo de útero.
Qual o tratamento para a mancha no colo do útero?
A ectopia cervical na maioria das mulheres não causa nenhum sintoma. Em raros casos, pode causar sangramento durante ou após a relação sexual.
Assim, a mancha no colo do útero não necessita de nenhum tratamento para a maior parte das mulheres. Apenas as mulheres sintomáticas devem receber tratamento.
Quando a mulher apresenta sangramento na relação sexual, o tratamento pode ser feito pela cauterização do colo do útero (por meio de um bisturi elétrico ou por laser de CO2) ou pelo uso de pomadas ou óvulos cicatrizantes.
Atenção! Nem toda mancha no colo do útero é igual!
Como dito anteriormente, a maior parte dos casos de mancha no colo do útero é, na verdade, ectopia cervical. No entanto, as lesões precursoras de câncer de colo de útero (as NIC) também podem se manifestar como uma mancha no colo do útero.
Ao contrário da ectopia cervical, a NIC merece atenção e deve ser tratada! Exames como colposcopia, Papanicolaou e biópsia são úteis para diferenciá-las!
Um médico ginecologista treinado para realizar a colposcopia sabe diferenciar bem esses dois tipos de mancha no colo do útero. A Dra. Giulia Cerutti realiza o exame de colposcopia em seu consultório particular e pode te ajudar a avaliar a sua mancha no colo do útero.
Precisando de ajuda?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas.
Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.
Você também pode se interessar por:
É possível ter vida normal com HPV?
Como ocorre a transmissão do HPV?
Teste do HPV veio positivo! E agora?
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)