O que é bartolinite? Bem, para entender o que é bartolinite, primeiro você precisa entender o que são as glândulas de Bartholin e o cisto de Bartholin. Continue lendo este artigo para esclarecer suas dúvidas!
Sumário
- Qual a diferença entre glândulas de Bartholin, cisto de Bartholin e bartolinite?
- Qual médico trata da bartolinite?
- O que causa o cisto de Bartholin e a bartolinite?
- Quais são os sintomas do cisto de Bartholin e da bartolinite?
- Qual é o tratamento da bartolinite?
- Quais são os tratamentos para o cisto de Bartholin?
- Precisa de ajuda?
- Você também pode se interessar por:
Qual a diferença entre glândulas de Bartholin, cisto de Bartholin e bartolinite?
As glândulas de Bartholin são glândulas localizadas na entrada da vagina, na parte interna dos grandes lábios. Estas glândulas produzem muco, auxiliando na lubrificação da vagina.
O cisto de Bartholin, por sua vez, é causado pelo entupimento dos ductos das glândulas de Bartholin. Assim, há um acúmulo de muco no interior da glândula, formando um abaulamento no grande lábio. Ou seja, o cisto de Bartholin é uma “bola” cheia de secreção em seu interior.
Por outro lado, a bartolinite resulta da proliferação de bactérias dentro do cisto de Bartholin, causando uma infecção do cisto. Quando há bartolinite, a mulher sente muita dor, além de inchaço, vermelhidão e calor local.
Qual médico trata da bartolinite?
Agora que você já sabe o que é bartolinite, você deve saber que todo ginecologista deve ser capaz de tratar uma bartolinite. No entanto, o tratamento da bartolinite é diferente do tratamento do cisto de Bartholin, como você verá a seguir.
O cisto de Bartholin deve ser tratado cirurgicamente, por mãos habilidosas. Dessa maneira, a cirurgia do cisto de Bartholin deve ser realizada por um ginecologista especializado em cirurgia ginecológica.
A Dra. Giulia Cerutti é ginecologista com muitos anos de experiência em cirurgia ginecológica, com prática em cirurgias da vulva e da vagina, regiões extremamente delicadas e complexas.
Com a sua experiência, a Dra. Giulia consegue garantir o melhor tratamento para mulheres com bartolinite e cisto de Bartholin.
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Veja o que algumas pacientes falam sobre a Dra. Giulia:
O que causa o cisto de Bartholin e a bartolinite?
Não há uma causa específica para o surgimento do cisto de Bartholin.
No entanto, o muco acumulado no cisto de Bartholin serve como meio para a proliferação de bactérias dentro do cisto.
Estas bactérias podem ser tanto as bactérias da flora vaginal (por exemplo, Gardnerella e Mobiluncus), quanto bactérias de uma infecção sexualmente transmissível (por exemplo, Clamídia e Gonorreia).
Esta proliferação de bactérias dentro do cisto causa uma infecção, chamada bartolinite, ou abscesso da glândula de Bartholin. O abscesso da glândula de Bartholin nada mais é do que uma “bola” cheia de pus na face interna do grande lábio.
Quais são os sintomas do cisto de Bartholin e da bartolinite?
O cisto de Bartholin, quando não está infectado, não causa sintomas exuberantes. Quando está muito grande, a mulher percebe uma bola na entrada da vagina e um desconforto.
Porém, quando a mulher está com bartolinite, ela pode sentir uma dor intensa, além de vermelhidão, inchaço e calor local. Muitas vezes, ela tem dificuldade para andar e para se sentar.
Qual é o tratamento da bartolinite?
Quando a mulher está com bartolinite, o tratamento deve ser a drenagem do abscesso (com um corte em sua superfície), para permitir a saída do pus. Além disso, a mulher deve tomar antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos.
O abscesso não deve ser puncionado com agulha. A paciente não deve realizar nenhum procedimento sozinha em casa, ou seja, deve procurar ajuda médica!
Além disso, quando o cisto está infectado, a paciente não deve realizar nenhum procedimento cirúrgico, pelo risco de complicações. Ou seja, se a mulher está com bartolinite, ela deve primeiro tratar a infecção, para depois buscar um tratamento cirúrgico adequado para o cisto de Bartholin.
Quais são os tratamentos para o cisto de Bartholin?
Como dito anteriormente, quando a mulher está com bartolinite, ela não deve ser submetida a nenhum procedimento cirúrgico definitivo para o tratamento do cisto de Bartholin,
A drenagem do abscesso por si só não é uma terapia definitiva: ela apenas permite a saída do pus. Após a resolução do quadro infeccioso, o cisto pode voltar a se formar.
Dito isso, quando a mulher está sem infecção, existem alguns procedimentos cirúrgicos para o tratamento definitivo do cisto de Bartholin.
Estes procedimentos devem ser feitos quando a mulher está com o cisto. Ou seja, não adianta fazê-los quando o cisto não está formado. Os procedimentos são:
- Marsupialização: com um bisturi, o médico abre a cápsula do cisto de Bartholin. Em seguida, o médico sutura os bordos da cápsula na superfície da vulva, formando um pertuito. Este é um procedimento rápido e simples, feito em consultório. Porém, muitas vezes o cisto aparece novamente.
- Bartolinectomia: é a retirada de todo o cisto. Por ter alto potencial de sangramento, a cirurgia deve sempre ser feita em centro cirúrgico. Após a bartolinectomia, o cisto nunca mais vai voltar. É um procedimento um pouco mais complexo.
- Cirurgia a laser: o laser de CO2 é um feixe de luz que corta e cauteriza ao mesmo tempo. Com o laser, o médico abre a cápsula do cisto de Bartholin e a cauteriza, destruindo-a completamente. As chances de o cisto voltar a se formar são muito baixas. A recuperação é rápida e o pós-operatório é tranquilo.
Precisa de ajuda?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças da ginecologia. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e no consultório, inclusive o tratamento do cisto de Bartholin.
Busco dar um atendimento único e que atenda às minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você participará da decisão de seu tratamento. Assim, decidiremos juntas o melhor tratamento para você.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre bartolinite, agende sua consulta!
Você também pode se interessar por:
Cirurgia a laser do cisto de Bartholin
Pós operatório da bartolinectomia a laser
Cirurgia do cisto de Bartholin
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)