Você já ficou confusa com um resultado de Papanicolaou completamente diferente de um resultado da biópsia de colo de útero? Por que isso acontece? Continue lendo este artigo para entender!
Sumário
- Qual é o médico que avalia o resultado da biópsia de colo de útero?
- O que significa o resultado do Papanicolaou e o resultado da biópsia de colo de útero?
- Quando o resultado da biópsia de colo de útero é mais grave que o resultado do Papanicolaou
- Quando o resultado do Papanicolaou é mais grave que o resultado da biópsia de colo de útero
- O que fazer quando o resultado do Papanicolaou é diferente do resultado da biópsia de colo de útero?
- Está com um resultado da biópsia de colo de útero alterado?
- Você também pode se interessar por:
Qual é o médico que avalia o resultado da biópsia de colo de útero?
O médico que avalia o resultado da biópsia de colo de útero é o médico ginecologista. De preferência, especialista em Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) ou em Oncologia Ginecológica.
A Dra. Giulia Cerutti é ginecologista especialista em Oncologia Ginecológica, a especialidade que cuida de mulheres com tumores do aparelho genital feminino.
Como você vai ver adiante, a biópsia de colo de útero é o exame necessário para descobrir o câncer de colo de útero.
Assim, se você precisa de um médico altamente experiente e capacitado para avaliar o seu resultado da biópsia de colo de útero, a Dra. Giulia é a médica certa para você!
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Agora veja abaixo alguns depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:
O que significa o resultado do Papanicolaou e o resultado da biópsia de colo de útero?
Vamos lá: o Papanicolaou é o exame de rastreamento do câncer de colo de útero, que coleta um raspado de células do colo do útero e da vagina, e permite a análise destas células em microscópio.
Já o resultado da biópsia de colo de útero é obtido a partir de um fragmento retirado do colo do útero.
Quando as células coletadas pelo Papanicolaou têm alterações discretas, dizemos que há uma lesão de baixo grau. Esta lesão, quando está no colo do útero, é chamada de Neoplasia Intraepitelial Cervical grau I, ou NIC I.
Por outro lado, quando as células coletadas pelo Papanicolaou têm alterações graves, dizemos que há uma lesão de alto grau. Esta lesão, quando está no colo do útero, pode ser uma NIC II ou uma NIC III.
Quando o resultado da biópsia de colo de útero é mais grave que o resultado do Papanicolaou
Em algumas situações, pode acontecer de um Papanicolaou vir com uma lesão de baixo grau, mas o resultado da biópsia do colo do útero evidenciar uma lesão de alto grau (NIC II ou NIC III). Por que isso acontece?
Existem algumas explicações para isso.
Primeiro, nenhum exame é 100% sensível. As células com alterações mais graves podem não ter sido coletadas no exame de Papanicolaou.
Além disso, um mesmo colo do útero pode ter, concomitantemente, áreas com lesão de alto grau e com lesão de baixo grau. Desta forma, o resultado da biópsia de colo de útero fica diferente do resultado do Papanicolaou.
Outra explicação: muitas vezes, o Papanicolaou e a biópsia de colo de útero não são feitos em um mesmo momento, ou seja, primeiro a mulher faz o Papanicolaou para depois fazer a biópsia. Se há um intervalo entre os dois exames, há tempo para uma lesão de alto grau aparecer, certo?
Quando o resultado do Papanicolaou é mais grave que o resultado da biópsia de colo de útero
Em outras situações, pode acontecer também de um Papanicolaou vir com uma lesão de alto grau e a biópsia de colo de útero evidenciar uma lesão de baixo grau (NIC I), ou até mesmo vir normal.
Também existem algumas explicações para isso.
Como dito anteriormente, um mesmo colo do útero pode ter áreas com lesão de alto grau e com lesão de baixo grau. Assim, o local da biópsia pode ter sido na área com lesão de baixo grau, e a biópsia não pegou a lesão de alto grau.
Outra possibilidade é a lesão de alto grau estar na vagina e não no colo do útero.
O que fazer quando o resultado do Papanicolaou é diferente do resultado da biópsia de colo de útero?
O diagnóstico final depende de uma análise detalhada de todos os exames da paciente: Papanicolaou, biópsia e colposcopia.
No entanto, ao determinarmos a conduta, sempre devemos considerar o resultado mais grave.
Discuta seu caso com seu médico!
Está com um resultado da biópsia de colo de útero alterado?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças ginecológicas. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e em consultório.
Busco dar um atendimento individualizado e que atenda às minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento.
Se você tem dúvidas sobre o seu resultado da biópsia de colo de útero, clique no botão abaixo e agende a sua consulta. Estou à disposição para te atender da melhor forma possível!
Você também pode se interessar por:
Tratamento para verrugas genitais
É possível ter uma vida normal com HPV?
Como ocorre a transmissão do HPV?
Teste do HPV veio positivo! E agora?
O que é ferida no colo do útero?
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)