Vagina seca: causas e tratamentos

Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

A vagina seca é um problema que afeta muitas mulheres, resultado da baixa lubrificação da vagina. Os sintomas incluem, por exemplo, dor na relação sexual, coceira, fissuras, ardência e incômodo na região íntima.

Além disso, a vagina seca pode prejudicar a qualidade de vida sexual e afetar a autoestima feminina. Neste artigo, vamos falar sobre as causas e tratamentos disponíveis. Acompanhe!

Sumário

Qual é o médico que trata da vagina seca?

O médico mais capacitado para tratar da vagina seca é o ginecologista. Preferencialmente, o ginecologista deve ter amplo conhecimento sobre o tratamento da menopausa, além de experiência ao tratar da sexualidade humana.

A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista e sexóloga, com vasta experiência sobre o tratamento da menopausa e sobre transtornos da sexualidade.

Além disso, a Dra. Giulia é certificada pela Terapia Sottopelle em Implantes Hormonais Subcutâneos, um curso reconhecido internacionalmente para reposição hormonal na menopausa.

A Dra. Giulia também é altamente habilidosa com o laser íntimo, técnica comprovadamente eficaz no tratamento da vagina seca.

Assim, se você deseja um tratamento da vagina seca de excelência, deve conhecer a Dra. Giulia!

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Veja o que algumas pacientes falam sobre a Dra. Giulia:

Quais são as causas da vagina seca?

A vagina seca pode ocorrer em vários momentos da vida da mulher. De maneira geral, podemos dividir em duas principais causas: físicas e psicológicas. Vamos discorrer sobre cada uma delas.

Causas físicas da vagina seca

Em vários momentos da vida, ocorre uma queda dos hormônios femininos, especialmente do estrogênio. Assim, essa baixa produção hormonal resulta no que chamamos de atrofia genital

A atrofia genital é caracterizada por uma mucosa vaginal fina, fraca, frágil e ressecada.

A mulher com atrofia genital pode ter vários sintomas além da vagina seca. Por exemplo, queimação, ardência e coceira na vagina, dor na relação sexual. Além disso, tem maior predisposição a infecções urinárias de repetição. 

amamentacao
A amamentação é uma causa de atrofia genital.

Várias situações cursam com atrofia genital:

  • menopausa;
  • amamentação;
  • retirada cirúrgica dos ovários;
  • quimioterapia;
  • radioterapia na pelve;
  • alguns medicamentos (por exemplo, anticoncepcionais);
  • tabagismo.

Causas psicológicas

As causas psicológicas de vagina seca se manifestam com pouca lubrificação na hora da relação sexual. Também é possível haver dor e desconforto.

Existem várias causas psicológicas de vagina seca:

  • falta de desejo
  • falta de estímulo sexual
  • falta de preliminares
  • falta de intimidade com o parceiro
  • baixa autoestima
  • medo, insegurança
  • stress, ansiedade, depressão 
  • rotina exaustiva
  • problemas conjugais
  • histórico de abuso sexual
  • histórico de educação sexual opressora na infância e adolescência
  • fatores religiosos

falta de libido
A falta de conexão entre o casal pode diminuir a lubrificação da mulher durante a relação sexual.

Quando se trata de causas psicológicas, devemos investigar bem a fundo o histórico da mulher. Muitas vezes, não há nenhuma causa aparente em um primeiro momento.

Porém, após uma conversa detalhada, conseguimos enxergar alguns pontos da vida da mulher que podem ser os causadores da vagina seca.

Quais os tratamentos disponíveis para a vagina seca?

Os tratamentos para a vagina seca variam de acordo com as causas, conforme você confere a seguir:

Tratamentos das causas físicas da vagina seca

  • Hidratantes vaginais: são géis que restauram e mantêm a umidade da vagina. Ao contrário dos lubrificantes, que têm efeito imediato e de curta duração, os hidratantes têm efeito prolongado;
  • Estrogênio tópico: géis de estrogênio que aumentam os níveis deste hormônio apenas na vagina. O estrogênio deixa a mucosa vaginal mais grossa, mais forte e mais elástica, portanto, com maior capacidade de se lubrificar e de manter o seu pH natural;
  • Terapia de reposição hormonal: eleva os níveis de estrogênio no corpo e na região genital, dessa forma melhorando a atrofia. A terapia de reposição hormonal pode, inclusive, ser feita por meio de implantes hormonais.
  • Laser íntimo: o laser estimula a vascularização na região íntima, deixando a mucosa vaginal mais espessa. Além disso, é capaz de reestruturar o colágeno, melhorando a elasticidade da vagina. Também ajuda no tratamento da incontinência urinária associada, se houver. Portanto, é uma ótima alternativa para pacientes que não podem receber tratamentos com estrogênios, como é o caso de pacientes com câncer de mama, câncer de endométrio ou trombose.

laser
O laser íntimo é uma ótima opção para mulheres com atrofia genital.

Tratamentos das causas psicológicas da vagina seca

Se o problema não é falta de estrogênio, mas sim um fator psicológico, você deve identificar a causa e trabalhar nela. Para isso, você deve buscar ajuda de um profissional especialista em sexualidade humana.

Converse com seu parceiro. Como está o relacionamento de vocês? Vocês estão conectados, ou mal se falam no dia-a-dia? Como é o diálogo entre vocês? Seu parceiro conhece as suas vontades, os seus gostos?

E a vida sexual de vocês, como é? Vocês namoram, se cortejam, trocam olhares, fazem jogos de sedução? Ou o sexo é aquela coisa mecânica, rápida, automática e sem graça?

Como é o seu relacionamento consigo mesma? Você conhece os seus gostos? Você sabe o que te dá prazer? Consegue ter orgasmos sozinha ou acompanhada?

autoestima
Uma baixa autoestima é uma causa psicológica da vagina seca.

Como está a sua autoestima? Você gosta de você mesma? Se sente à vontade no seu corpo? Ou no sexo você tem vergonha de tudo, e evita até tirar a roupa?

E a sua rotina? Você tem um sono reparador? Consegue praticar atividade física? Está sempre exausta por causa do trabalho, dos filhos, da faculdade? Tem pouco tempo para cuidar de você? Está sempre correndo de um lado para o outro e nunca tem tempo para mais nada?

E a sua cabeça, por onde anda? Na hora do sexo, você se concentra no seu parceiro, no momento, naquilo que está acontecendo? Ou fica pensando na roupa para lavar, na escola dos filhos, na conta para pagar, naquele relatório do trabalho?

falta de libido
Uma mulher que está sempre exausta também vai sentir uma diminuição da lubrificação vaginal.

Tratamento da vagina seca com o laser íntimo

Como já visto, um dos possíveis tratamentos da vagina seca é o laser íntimo. O laser de CO2 é um feixe de luz que causa microlesões na mucosa vaginal.

Essas microlesões estimulam a produção de colágeno, que dá sustentação e elasticidade à mucosa. Outra função do laser é aumentar a vascularização da região, melhorando a lubrificação.

laser de co2
Laser íntimo

Inicialmente, o médico introduz um espéculo na vagina da paciente para retirar a secreção vaginal. Isso é necessário para que o procedimento tenha o máximo de eficácia possível. Após isso, um cilindro metálico é introduzido na vagina da paciente. É esse cilindro que emite os feixes de luz. 

O médico então também aplica o laser na entrada da vagina e na vulva da paciente. Durante a aplicação do laser, a paciente pode sentir a região esquentar. 

O tratamento da vagina seca com o laser íntimo é indolor. Além disso, também é rápido, durando de 20 a 30 minutos. É feito em consultório, sem a necessidade de internação hospitalar.

Podem ser necessárias cerca de três a quatro sessões, com intervalo de 30 a 60 dias entre elas.

Está com vagina seca?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica e em sexologia.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças ginecológicas. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e consultório, além do laser íntimo e de implantes hormonais.

Busco dar um atendimento único e que atenda às minhas pacientes de maneira integral. Cuido não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental.

Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento. Ou seja, decidimos juntas o melhor tratamento para você.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre vagina seca ou precisa de atendimento ginecológico especializado, clique no botão abaixo e agende a sua consulta agora mesmo!

Você também pode se interessar por:

Testosterona baixa – o que significa?

Dicas para melhorar a libido

Lubrificação vaginal

Orgasmo na penetração

“Vagina larga”

Ejaculação feminina

Relação sexual após cirurgia ginecológica

Laser íntimo

Como aumentar o desejo feminino

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

corrimento vaginal
Especialidades
Dra. Giulia Cerutti

Conheça 5 Causas de Corrimento Vaginal

O corrimento vaginal uma queixa comum no consultório ginecológico, gerando dúvidas e preocupações em muitas mulheres. Embora seja normal que a vagina produza secreções, alterações

Read More »
vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »