Como aumentar o desejo feminino?

Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

Muitas vezes, a mulher que quer saber como aumentar o desejo feminino já chega no consultório médico acreditando ter algo errado com seus hormônios.

Apesar de problemas hormonais serem a causa de diminuição do desejo sexual em alguns casos, na maioria das vezes o buraco é mais embaixo.

Para saber como aumentar o desejo feminino, primeiramente é necessário compreender diversos aspectos da mente feminina e da sexualidade humana.

Continue lendo para entender.

Sumário

Qual é o médico que fala sobre como aumentar o desejo feminino?

O médico que fala sobre libido feminina, desejo sexual da mulher e sexualidade da mulher de maneira geral é o ginecologista especialista em Sexualidade Humana – ou seja, o sexólogo.

O sexólogo é o especialista que trata de diversas questões da sexualidade humana, tais como baixa libido, dificuldade para atingir o orgasmo, dor na relação sexual, entre outros.

A Dra. Giulia Cerutti é ginecologista e sexóloga. Em seu consultório particular, a Dra. Giulia já ajudou diversas mulheres que desejavam saber como aumentar o desejo feminino.

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Veja abaixo alguns relatos de pacientes da Dra. Giulia:

Ciclo de resposta sexual feminina

Para entender sobre como aumentar o desejo feminino, precisamos entender primeiro sobre o ciclo da resposta sexual feminina.

Existem dois tipos de desejo sexual: o desejo sexual espontâneo e o desejo sexual responsivo.

O desejo sexual espontâneo é aquele que surge do nada, muito comum no início dos relacionamentos.

Já o desejo sexual responsivo é aquele que parte de um estado de neutralidade sexual. Ou seja, que surge quando a mulher é estimulada pelo(a) parceiro(a), motivada pelo desejo de intimidade emocional e de afeto.

Nesse sentido, a partir da investida do parceiro, a mulher começa a ficar excitada, e só depois que surge o desejo, sendo uma consequência e não a causa do ato sexual.

Porém, várias situações podem interferir no desejo sexual (seja ele espontâneo ou responsivo). Podemos dividi-las entre fatores biológicos, fatores do relacionamento e fatores internos.

Fatores biológicos

Realmente, alterações nos hormônios podem causar diminuição do desejo sexual. Porém, isso é o que ocorre com a menor parte das mulheres.

Entre os fatores biológicos, podemos citar:

  • Distúrbios hormonais: hipotireoidismo, retirada dos ovários, menopausa, amamentação
  • Uso de algumas medicações (alguns antidepressivos e anticoncepcionais)
  • Doenças pélvicas: câncer pélvico, radioterapia pélvica, líquen, atrofia, endometriose

Fatores do Relacionamento

São fatores associados ao relacionamento em que aquela mulher vive. Fatores que podem interferir no desejo sexual de uma mulher são:

  • Problemas conjugais (brigas, separações, infidelidade), falta de diálogo: a mulher não busca ter relação sexual apenas por desejo, e sim pela vontade de carinho, de afeto, de intimidade. Se há algum problema conjugal, esse estímulo é perdido.
  • Tempo de relacionamento: esse é um assunto complexo. Vamos lá:

Quando iniciamos um relacionamento, nós idealizamos nosso parceiro, ou seja, projetamos nele(a) tudo aquilo que gostaríamos que ele(a) fosse.

O início de um relacionamento é um momento de mistério, de incertezas, conquistas e sedução.

Porém, com o passar do tempo, a paixão dá lugar a um sentimento mais calmo, de segurança, intimidade. Muitos casais acabam se fundindo, caem na rotina e têm a sensação de que não precisam mais conquistar o que já está seguro. O sexo fica “chato”, a sedução acaba.

inicio de relacionamento
No início de um relacionamento, tudo é novo, misterioso, intenso e sedutor.

Além disso, o estímulo sexual para homens é diferente do estímulo das mulheres. Os homens são mais visuais. Por outro lado, para aumentar o desejo feminino, as mulheres precisam ser seduzidas, se sentirem conquistadas, amadas.

Mulheres em relacionamentos mais longos devem entender que sexo é um momento de intimidade, de prazer e de conexão. Não para satisfazer a necessidade do parceiro. Não por obrigação.

Quer saber como aumentar o desejo feminino dentro de um relacionamento longo? Primeiramente, reflita:

  • Como está o relacionamento entre você e o seu parceiro? Vocês estão conectados, ou mal se falam no dia-a-dia? Como é o diálogo entre vocês?
  • E a vida sexual de vocês, como é? Vocês namoram, se cortejam, trocam olhares, fazem jogos de sedução? Ou o sexo é aquela coisa mecânica, rápida, automática e sem graça?
  • E a sua cabeça, por onde anda? Na hora do sexo, você se concentra no seu parceiro, no momento, naquilo que está acontecendo? Ou fica pensando na roupa para lavar, na escola dos filhos, na conta para pagar, naquele relatório do trabalho?

relacionamento longo
Em relacionamentos longos, a paixão é substuída pelo carinho, pela intimidade.

Fatores internos

São fatores extremamente importantes, de como a mulher se relaciona com si mesma e com a sua própria sexualidade.

Entre os fatores internos estão:

  • Educação, valores, religião: uma mulher que ficou a infância inteira ouvindo que a vagina é suja, que sexo é feio, por exemplo. Ou que passou a adolescência toda ouvindo que a primeira vez TEM que doer, TEM que sangrar.
  • Descobertas sexuais, experiências passadas: como foram as primeiras experiências sexuais dessa mulher? Oras, nós só queremos repetir aquilo que achamos bom. Se tivemos experiências ruins, é normal que não queiramos repetir aquelas experiências.
  • Stress, cansaço, ansiedade, depressão. Sexo é energia. Se a sua energia está desviada para o seu trabalho ou para os seus filhos, por exemplo, não sobra energia para o sexo. Se sua rotina é exaustiva, se você está sempre cansada, também não sobra energia. Além disso, a depressão é falta de energia. Na depressão também não sobra energia para o sexo.

falta de libido
O esgotamento mental é uma importante causa de falta de libido.

  • Prática de masturbação, fantasias: o cérebro é o nosso maior órgão sexual. Nós precisamos exercitar nosso cérebro para que ele acorde nosso corpo para o cérebro. Precisamos fantasiar, conhecer nosso corpo, nossos gostos.
  • Autoestima: uma mulher com baixa autoestima, que não se sente bem consigo mesma, também não se sente bem o suficiente para a relação sexual.

autoestima
A baixa autoestima pode acabar com o desejo feminino.

Mais uma vez, se você quer saber como aumentar o desejo feminino, faça as seguintes reflexões:

  • Como é o seu relacionamento com você mesma? Você conhece os seus gostos? Você sabe o que te dá prazer? Consegue ter orgasmos, seja sozinha, seja acompanhada?
  • Como está a sua autoestima? Você gosta de você mesma? Se sente à vontade no seu corpo? Ou no sexo você tem vergonha de tudo, e evita até tirar a roupa?
  • Como está a sua rotina? Você tem um sono reparador? Consegue praticar atividade física? Ou está sempre exausta por causa do trabalho, dos filhos, da faculdade? Tem tempo para cuidar de você? Ou está sempre correndo de um lado para o outro e não tem tempo para mais nada?

falta de libido
A falta de libido também pode ser justificada por um esgotamento físico.

Como aumentar o desejo feminino, então?

Aumentar o desejo feminino é algo muito complexo, que sofre influência de diversos fatores.

A falta de desejo sexual é uma queixa muito comum entre as mulheres, principalmente aquelas que vivem em um relacionamento longo, e também uma causa de muita aflição e sofrimento.

A seguir, vamos falar sobre algumas maneiras para aumentar o desejo feminino.

Erotize o seu relacionamento

Você já sabe que a libido feminina é muito complexa e vai muito além de hormônios. Enquanto o homem responde mais a estímulos visuais, a mulher precisa ser mais estimulada. Ela precisa se sentir desejada, conquistada, seduzida.

Então, como aumentar o desejo feminino? Reative a conquista do seu relacionamento.

Não era bom, no início do relacionamento, quando um precisava conquistar o outro? Então voltem a fazer isso. Marquem encontros. Troquem olhares. Façam viagens juntos. Saiam do ambiente da casa, dos filhos, da rotina.

libido
Marcar encontros é uma maneira para casais que desejam aumentar o desejo feminino,

Invista no toque, no olhar, nas mãos dadas, abraços, beijos, massagens, carinhos. Mantenham-se interessantes um para o outro. Cuide de si mesma, mantenha roupas íntimas novas.

Além de tudo, isso fará bem para a sua autoestima – e uma autoestima no céu faz milagres para a nossa sexualidade e para aumentar o desejo feminino!

Façam brincadeiras eróticas. Assistam filmes com conteúdo erótico juntos. Nesse aspecto, vale comprar acessórios eróticos, lingeries diferentes.

Faça sexo por diversão. Muitas vezes, no casamento, o sexo acaba se tornando um sexo por obrigação, mecânico, “chato” e desinteressante. Não há conquista, carinho ou sedução.

Porém, sexo não deve ser por obrigação. Deve ser um momento de troca de afeto, prazer e sensações. É uma oportunidade do casal se divertir juntos.

Você e seu parceiro são duas pessoas diferentes!

É muito comum que em relacionamentos longos os parceiros acabem se tornando uma pessoa só: fazem tudo junto e não se largam nunca. Isso pode acabar com o desejo sexual.

Porém, nós nos interessamos pelo desconhecido. O mistério desperta curiosidade e é fundamental para aumentar o desejo feminino.

Por isso, deem espaço um ao outro. A distância ativa o mistério, fundamental para manter o desejo. Tenham atividades juntos, mas também tenham momentos sozinhos.

Tenham uma boa vida em casal, mas respeitem a individualidade de cada um.

libido
Tenha um “vale night” com suas amigas – e deixe que ele saia com os amigos dele também!

Lembre-se que não existe só desejo sexual espontâneo!

Lembra que eu falei sobre desejo sexual espontâneo e responsivo?

Ou seja, mesmo que a mulher não esteja com vontade de iniciar uma relação sexual, ela pode estar receptiva às carícias do seu parceiro. Assim, ao iniciar carícias, a mulher começa a ficar excitada e assim começa a sentir desejo.

A predominância de desejo sexual responsivo não é uma disfunção, e sim é algo natural dos relacionamentos longos!

Como aumentar o desejo feminino, então? Pare de fingir que está dormindo. Pare de dizer que está com dor de cabeça. Pare de colocar os filhos na cama de propósito. Pare de inventar desculpas.

Deixe que seu parceiro se aproxime e abuse das carícias e brincadeiras, que o desejo vai aparecer.

Ative o seu cérebro para o sexo

Lembra que eu falei que o cérebro é o principal órgão sexual do nosso corpo? E que você precisa exercitar o seu cérebro com fantasias?

Pois é. Se você fica muito tempo sem pensar em sexo, você demora mais para “pegar no tranco”. Assim como os músculos precisam de treino, o cérebro também precisa!

Leia sobre sexo. Pense sobre sexo. Converse sobre sexo. Com suas amigas, com seu(sua) parceiro(a). Assista séries e filmes com conteúdo erótico (não estou falando de pornografia). Treine o seu cérebro para o sexo. Isso “acorda” o seu cérebro para o prazer.

libido
Uma maneira de ativar a mente para o sexo é ouvir podcasts com a temática.

Cuide de si mesma

Se você quer saber como aumentar o desejo feminino, cuide da sua autoestima. Sentir-se bem consigo mesma é fundamental para despertar o desejo. Conheça o seu corpo. Saiba o que te dá prazer.

Cuide da sua saúde mental

Sem cuidar da saúde mental, o resto não adianta nada. O cérebro é o nosso principal órgão sexual. Se estamos cansadas, estressadas, deprimidas… não tem como aumentar o desejo feminino mesmo.

Tenha uma alimentação balanceada, procure dormir bem sem virar noites de sono, controle seu stress com técnicas de meditação, tenha acompanhamento psicológico e psiquiátrico se necessário.

Tudo isso vai afetar o seu humor positivamente, te despertar para o sexo e aumentar o desejo feminino.

libido
Técnicas de mindfulness ajudam a controlar o stress e a aumentar o desejo feminino.

Pratique exercícios físicos

A atividade física aumenta a liberação de neurotransmissores que comprovadamente melhoram o humor, o que como dito melhora sua saúde mental.

Além disso, atividade física também aumenta a produção de testosterona, hormônio associado a aumentar o desejo feminino. Além disso, também ajuda a melhorar a sua autoestima e a sua disposição.

libido
Fazer atividade física é fundamental para aumentar o desejo feminino.

Acessórios sexuais

Os acessórios sexuais são muito mais que brinquedinhos. Eles são extremamente importantes para a nossa sexualidade e para aumentar o desejo feminino, independentemente de você ter uma disfunção sexual ou não.

Eles podem ser usados de várias maneiras, melhorando a nossa vida sexual e, consequentemente, a nossa qualidade de vida. Você pode usá-los sozinha ou com seu parceiro.

vibrador
Os acessórios sexuais podem ajudar a mulher a se conhecer melhor. Com isso, ela se permite a pensar sobre sexo, e isso faz com que o desejo sexual surja espontaneamente.

Um acessório sexual te ajuda a conhecer melhor seu próprio corpo e descobrir o que te dá prazer. Assim, você não depende do seu(sua) parceiro(a) descobrir o que te dá prazer. Não precisa esperar o prazer acontecer.

Você mesma é autora do seu próprio prazer. Você mesma pode se dar prazer, ou indicar ao(à) seu(sua) parceiro(a) o que de tá prazer.

Uma vez que você conhece o seu próprio corpo, quebra tabus, se permite pensar sobre sexo, deixa de pensar que sexo é algo feio e sujo, e passa a exercer a sua sexualidade, o desejo sexual começa a surgir com maior espontaneidade.

Além disso, os acessórios sexuais podem ser usados em conjunto com o(a) parceiro(a) para aumentar o repertório sexual e trazer novas experiências para o casal.

Ou seja, os acessórios são excelentes aliados para aumentar o desejo feminino!

Exercícios perineais

Faça exercícios com a musculatura perineal. Com esses exercícios, você sente melhor a sua região genital e não “esquece” que ela está ali, ou seja, lembra que ela existe. Além disso, fortalece o seu períneo!

E tem como aumentar o desejo feminino com testosterona?

Muitas vezes, mulheres com queixa de baixa libido chegam ao consultório pedindo para dosar testosterona, pois acreditam que este hormônio esteja baixo e que a sua “reposição” vai recuperar a libido perdida.

Atualmente, vende-se muito a ideia de que a “reposição” de testosterona na mulher garante rejuvenescimento e longevidade, além dar mais disposição, melhorar o cansaço, ajudar a emagrecer e, é claro, aumentar o desejo feminino.

Mas a questão é: quando precisamos dosar testosterona? E precisamos mesmo “repor” o que NÃO está faltando?

Dificuldade para dosar testosterona

Antes de tudo, precisamos esclarecer que dosar testosterona não é tão simples assim. Posso listar, pelo menos, quatro motivos para isso:

  • Os métodos laboratoriais utilizados para a dosagem de testosterona não foram feitos para mulheres. Os homens têm níveis de testosterona 10 a 40x mais altos que as mulheres! Para níveis tão baixos quanto os das mulheres, os testes perdem muito a precisão.
  • Mesmo para homens, os testes não são muito precisos! Medidas repetidas de testosterona podem variar de 65 a 150% entre os testes na mesma pessoa, dependendo do método utilizado. Ou seja, uma mesma pessoa pode ter vários valores diferentes na mesma hora!
  • A produção de testosterona é cíclica ao longo do dia e do ano, ou seja, a produção de testosterona tem um padrão pulsátil, com flutuações frequentes e irregulares. Por exemplo, a testosterona é produzida em maior quantidade no outono, e em menor quantidade na primavera. Outro exemplo: em pessoas que dormem das 22h às 6h, os valores máximos de testosterona são das 3h às 8h. Além disso, 30 min após acordar, os valores de testosterona caem cerca de 30%. Assim, o resultado do seu exame vai depender da hora do dia e da época do ano em que você fez o exame!
  • Infecções respiratórias como gripes e resfriados podem afetar a precisão do teste e levar a medições de testosterona artificialmente diminuídas.

Por isso, a única indicação para se dosar testosterona em mulheres é na suspeita de hiperandrogenismo, ou seja, na suspeita de EXCESSO de testosterona: quando, por exemplo, há crescimento exagerado de pelos, acne e/ou queda de cabelo.

Existem sim algumas situações em que a testosterona está indicada para aumentar o desejo feminino, mas essas situações são exceção. É o caso de mulheres com baixa libido na periomenopausa.

No entanto, na maioria das vezes, o problema da baixa libido está na cabeça, não no hormônio!

Não sabe como aumentar o desejo feminino e precisa de ajuda?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica e sexologia.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas. Sou especialista em sexualidade humana e posso te ajudar a entender como aumentar o desejo feminino.

Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.

Se você quer saber mais sobre como aumentar o desejo feminino, clique no botão abaixo e agende a sua consulta!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Você também pode se interessar por:

Meu parceiro me traiu?

Testosterona baixa – o que significa?

Vagina seca

Dicas para melhorar a libido

Lubrificação vaginal

Orgasmo na penetração

“Vagina larga”

Ejaculação feminina

Relação sexual após cirurgia ginecológica

Laser íntimo

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »