Testosterona baixa – o que significa?

Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

Você já viu um resultado de testosterona baixa nos seus exames? Achou que esse era o motivo para sua baixa libido e indisposição?

Continue lendo esse artigo que eu te explico que não é bem assim!

Sumário

Qual é o médico que avalia a testosterona baixa em mulheres?

O médico que cuida de alterações hormonais em mulheres é o médico ginecologista ou o endocrinologista.

A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista e sexóloga com experiência no cuidado de alterações hormonais em mulheres.

Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Veja alguns depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:

O que a testosterona baixa significa em mulheres?

Muitas vezes, mulheres com queixa de baixa libido chegam ao consultório pedindo para dosar testosterona, pois acreditam que estejam com a testosterona baixa e que a sua “reposição” devolverá a libido perdida.

libido
Será que a testosterona sozinha é capaz de aumentar a libido de uma mulher?

Atualmente, vende-se muito a ideia de que a “reposição” da testosterona baixa na mulher garante rejuvenescimento e longevidade, além dar mais disposição, melhorar o cansaço, ajudar a emagrecer e, é claro, aumentar a libido.

Mas a questão é: quando precisamos dosar testosterona? E precisamos mesmo “repor” o que NÃO está faltando?

Dificuldade para dosar testosterona

Antes de tudo, precisamos esclarecer que dosar testosterona não é tão simples assim. Posso listar, pelo menos, quatro motivos para isso:

  1. Os métodos laboratoriais utilizados para a dosagem de testosterona não foram feitos para mulheres. Os homens têm níveis de testosterona 10 a 40x mais altos que as mulheres! Para níveis tão baixos quanto os das mulheres, os testes perdem muito a precisão.
  2. Mesmo para homens, os testes não são muito precisos! Medidas repetidas de testosterona podem variar de 65 a 150% entre os testes na mesma pessoa, dependendo do método utilizado. Ou seja, uma mesma pessoa pode ter vários valores diferentes na mesma hora!
  3. A produção de testosterona é cíclica ao longo do dia e do ano, ou seja, a produção de testosterona tem um padrão pulsátil, com flutuações frequentes e irregulares. Por exemplo, a testosterona é produzida em maior quantidade no outono, e em menor quantidade na primavera. Outro exemplo: em pessoas que dormem das 22h às 6h, os valores máximos de testosterona são das 3h às 8h. Além disso, 30 min após acordar, os valores de testosterona caem cerca de 30%. Assim, o resultado do seu exame vai depender da hora do dia e da época do ano em que você fez o exame!
  4. Infecções respiratórias como gripes e resfriados podem afetar a precisão do teste e deixar a testosterona baixa artificialmente!

Testosterona baixa e libido

Libido é muito mais que hormônio. Na maioria das vezes, o problema da baixa libido está na nossa cabeça, não no hormônio.

São causas de baixa libido:

  • Cansaço, stress, ansiedade, depressão
  • Não pensar nunca em sexo – se a sua energia está desviada para trabalho, filhos, dinheiro e etc, não vai sobrar energia para o sexo
  • Influência cultural e religiosa
  • Educação rígida na infância
  • Problemas conjugais

falta de libido
Depressão e outros distúrbios psiquiátricos acabam com o desejo sexual.

Existem sim algumas situações em que a prescrição de testosterona está indicada para mulheres com baixa libido, mas essas situações são exceção. É o caso, por exemplo, de mulheres com baixa libido no período da menopausa.

Porém, o exame mostrando testosterona baixa não influencia na indicação da prescrição!

Testosterona baixa e indisposição

Se o problema é indisposição, devemos investigar outras possíveis causas: será que a mulher não está tendo uma rotina muito exaustiva? Será que não está estressada, ou até mesmo deprimida?

falta de libido
A falta de libido também pode ser justificada por um esgotamento físico.

Sim, a depressão não é somente ter o humor deprimido. É ter uma baixa de energia global, com falta de disposição para realizar as atividades rotineiras, o que leva, inclusive, à indisposição.

Quando dosar a testosterona em mulheres, afinal?

Por tudo isso, a única indicação para se dosar testosterona em mulheres é na suspeita de hiperandrogenismo, ou seja, na suspeita de EXCESSO de testosterona: quando, por exemplo, há crescimento exagerado de pelos, acne e/ou queda de cabelo.

acne
O excesso de acne pode ser um sinal de hiperandrogenismo.

Precisa de ajuda?

Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica e sexologia.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das mais diversas doenças ginecológicas.

Sou especialista em sexualidade humana e posso te ajudar a entender como aumentar o desejo feminino, estando você com a testosterona baixa ou não.

Busco dar um atendimento individualizado e que atenda as minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento, não sendo esta decisão exclusividade médica.

Dra. Giulia Cerutti - Ginecologista

Você também pode se interessar por:

Vagina seca

Dicas para melhorar a libido

Lubrificação vaginal

Orgasmo na penetração

“Vagina larga”

Ejaculação feminina

Relação sexual após cirurgia ginecológica

Laser íntimo

Como aumentar o desejo feminino

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »