Picture of Dra Giulia Cerutti

Dra Giulia Cerutti

Médica ginecologista

Você recebeu sua biópsia de colo de útero e não sabe o que é metaplasia? Algumas pacientes chegam ao consultório preocupadas porque leram essa palavra ou “células metaplásicas” em um resultado de exame. Muitas delas, inclusive, acham que se trata de uma neoplasia. 

Se esse também é o seu caso, tenha calma! O termo pode gerar confusão, mas metaplasia e neoplasia são duas coisas completamente diferentes.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, no artigo de hoje vou explicar as distinções entre esses conceitos, dando ênfase ao colo do útero. Mas, para te acalmar, já adianto: no colo do útero, metaplasia é uma condição natural e fisiológica!

Dessa forma, você pode ficar mais tranquila sabendo o que significa para a sua saúde. Portanto, se tem interesse, continue a leitura!

Sumário

Qual o médico que avalia a metaplasia do colo do útero?

O médico que avalia exames relacionados ao colo do útero é o ginecologista.

A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista especialista em oncologia ginecológica, a especialidade que trata de tumores do aparelho genital.

Desta forma, a Dra. Giulia tem vasta experiência na análise de laudos de exames de Papanicolaou, biópsias e resultados anatomopatológicos de cirurgias.

Se você tem dúvidas com relação a algum resultado de exame, a Dra. Giulia poderá te explicar com detalhes!

Ela atende no bairro da Consolação, em São Paulo – SP.

Quer conhecer a Dra, Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!

Veja depoimentos de algumas pacientes da Dra. Giulia:

Metaplasia x neoplasia: qual a diferença?

Metaplasia e neoplasia podem parecer semelhantes, mas na verdade são duas condições muito diferentes. Mas, a fim de entender as diferenças entre elas, é importante que você tenha em mente o que se trata cada um desses termos.

O que é metaplasia?

Para explicar o que é metaplasia, precisamos falar sobre a anatomia do colo do útero. Ele é composto por três tipos de células:

Células escamosas

A parte de fora do colo uterino, que está em contato com a vagina, é chamada de ectocérvice.

Ela é revestida por células que chamamos de escamosas. Essas células são mais resistentes, porque estão sempre sofrendo agressões do meio externo (acidez vaginal, trauma sexual, etc). 

Células glandulares

Já a parte de dentro do colo do útero é chamada de endocérvice.

A endocérvice é revestida pelas chamadas células glandulares (ou colunares). Elas são mais frágeis porque estão dentro do canal cervical, protegidas pelo muco.

Células metaplásicas

As células glandulares eventualmente vão para fora do colo uterino, principalmente sob estímulo hormonal. Lá, encontram um ambiente hostil: a acidez da vagina, o trauma sexual… bem diferente do ambiente protegido em que ficavam.

Então, elas tentam se transformar em outro tipo de célula, mais resistente, que está acostumada a esse ambiente: a célula escamosa. 

Com isso, surge um terceiro tipo de célula no colo do útero: a célula metaplásica.

Ou seja: metaplasia é a transformação de uma célula NORMAL em outra célula NORMAL. Todo esse processo fisiológico (ou seja, natural) de transformação é chamado de metaplasia escamosa.

E o que é neoplasia?

Agora que você já sabe o que é metaplasia, vamos falar sobre neoplasia.

Bom, neoplasia é algo totalmente diferente de metaplasia. A origem desse termo já explica muito. Portanto, vamos desmembrar a palavra:

  • Neo: novo
  • Plasia: formação

Ou seja, neoplasia é a formação de novas células. Ela pode ser intraepitelial ou invasiva. As neoplasias intraepiteliais são as lesões precursoras de câncer. No caso do câncer de colo de útero, elas são chamadas de Neoplasias Intraepiteliais Cervicais (NIC)

As NIC estão presentes apenas no epitélio do colo do útero, que é a camada de revestimento mais superficial do órgão. Por isso é que elas são chamadas de intraepiteliais.

Quando a neoplasia ultrapassa os limites do epitélio, dizemos que se trata de uma neoplasia invasiva, ou seja, ela passa a ser um câncer.

nic
NIC é uma neoplasia intraepitelial, ou seja, restrita ao epitélio. Quando ela deixa de ser intraepitelial, ela passa a ser invasiva, ou seja, ela se torna um câncer.

Além disso, as neoplasias também podem ser benignas ou malignas:

Neoplasia benigna

A neoplasia benigna é um tumor de crescimento lento e organizado, formado por células semelhantes às células normais.

Os limites da neoplasia benigna são bem definidos e ela não é capaz de invadir órgãos vizinhos ou provocar metástases. Um exemplo de neoplasia benigna é o mioma uterino.

mioma
Miomas uterinos são neoplasias benignas, ou seja, neoplasias de crescimento lento e organizado.

Neoplasia maligna

A neoplasia maligna é um tumor de crescimento rápido e desorganizado, formado por células diferentes das células normais.

Esse tumor tem limites pouco definidos, invade órgãos vizinhos e pode provocar metástases. As neoplasias malignas são cânceres.

cancer de colo
O câncer de colo de útero é uma neoplasia maligna, ou seja, uma neoplasia de crescimento rápido e desorganizado.

Agende uma consulta com a Dra. Giulia Cerutti!

Agora você não vai mais confundir neoplasia com metaplasia, né? Mas, se confundir, também não tem problema. Tenha calma e consulte um médico especializado.

Eu sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.

Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças. Além disso, faço cirurgias no consultório e em centro cirúrgico.

Busco dar um atendimento único e que atenda às minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, enfim, você terá participação na decisão de seu tratamento.

Você também pode se interessar por:

Tratamento do HPV

Tratamento da NIC

Tratamento para verrugas genitais

Conização

Cauterização do colo do útero

Câncer de colo de útero

Laser de CO2

É possível ter vida normal com HPV?

Como ocorre a transmissão do HPV?

Teste do HPV veio positivo! E agora?

HPV tem cura?

O que é ferida no colo do útero?

O que é cervicite?

Entenda o seu Papanicolau

Exame de Papanicolau

Inflamação no Papanicolau

Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)

Deixe um comentário

vaginose bacteriana
Ginecologia
Dra. Giulia Cerutti

O Que é a Vaginose Bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal comum que afeta muitas mulheres. Ela ocorre quando há um desequilíbrio das bactérias que normalmente vivem na vagina.

Read More »