Você anda com “preguiça” de começar a relação sexual e acha que a culpa é dos hormônios? Pois saiba que a falta de libido não é apenas uma questão hormonal; vai muito além disso.
Desde as exigências do cotidiano até a qualidade dos relacionamentos, a libido feminina sofre influência de vários fatores. Inclusive, a vida moderna traz consigo uma série de desafios que podem afetar diretamente nossa intimidade e desejo sexual.
Sumário
- Qual é o médico que trata da falta de libido na mulher?
- Fatores que influenciam a falta de libido
- O que devo avaliar se estou com falta de libido?
- Quer melhorar sua falta de libido?
- Precisa de ajuda?
- Você também pode se interessar por:
Qual é o médico que trata da falta de libido na mulher?
O médico mais capacitado para tratar a falta de libido na mulher é o ginecologista especialista em Sexualidade Humana, ou seja, o Sexólogo.
A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista e sexóloga, experiente no acompanhamento de mulheres com queixas sexuais. Assim, se o seu problema é falta de libido, a Dra. Giulia pode te ajudar!
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Agora veja alguns depoimentos de pacientes da Dra. Giulia:
Fatores que influenciam a falta de libido
Diversos fatores podem influenciar a libido da mulher. Confira abaixo alguns deles:
Falta de energia
Sexo é energia. Se a nossa energia está desviada para outras coisas, não sobra energia para o sexo. Explico: se você passou o dia inteiro pensando em problemas, trabalho, filhos, contas, dinheiro… No final do dia sua mente vai estar “desligada” para o sexo. Daí a falta de libido.
Falta de libido na mulher multitarefa
E por falar em ser multitarefa… Se você anda com uma rotina exaustiva, dando conta de mil tarefas ao mesmo tempo, cuidando de filhos, tendo que ser uma profissional exemplar, tendo que manter a casa limpa e organizada… tudo isso é muito cansativo né?
Como alguém que está morta de cansaço ainda vai querer ter relações sexuais?
Alterações de humor
E como anda o seu humor, a sua autoestima? Lembra que sexo é energia? Pois depressão é falta de energia, e ansiedade é excesso de energia. Na depressão não existe energia para o sexo, e na ansiedade não sobra energia para o sexo.
Além disso, uma mulher que não se sente bem consigo mesma, ou seja, com baixa autoestima, também não se sente bem o suficiente para uma relação sexual, e tem falta de libido também.
Falta de libido e o relacionamento
O seu relacionamento, como está? A mulher não busca ter relação sexual apenas por desejo, e sim pela vontade de carinho, de afeto, de intimidade. Afinal, queremos ter intimidade com quem amamos.
Porém, se há algum problema conjugal, esse estímulo é perdido. O que aparenta ser uma falta de libido é, na verdade, uma falta de conexão.
Por falar em relacionamento, precisamos ter em mente que existem dois tipos de desejo: o desejo sexual espontâneo e o responsivo.
O desejo sexual espontâneo é, como o próprio nome diz, aquele que surge do nada, sem nenhum estímulo. Esse desejo é muito comum no início dos relacionamentos.
Por outro lado, o desejo sexual responsivo é aquele que precisa de um estímulo para se iniciar. Esse desejo é mais comum nas mulheres em relacionamentos longos.
Explico: a mulher inicialmente está em uma posição de neutralidade sexual. Após uma investida de seu parceiro, ela começa a se excitar e, somente após isso, o desejo sexual surge.
Para que o desejo sexual responsivo apareça, a mulher precisa permitir que ele apareça. Ela precisa permitir as investidas de seu parceiro. E, para isso, ela precisa desejar intimidade com ele.
Falta de libido e a infância
Mais uma coisa: como foi a sua infância? Você tinha abertura para falar sobre sexualidade com os seus pais? Ou sexo era considerado uma coisa feia, suja, proibida?
Se a mulher teve uma educação castradora, e cresceu ouvindo que sexo é algo errado, ela acaba se reprimido sexualmente e isso contribui para a sua falta de libido.
O que devo avaliar se estou com falta de libido?
Agora que você já sabe que, na maioria das vezes, a falta de libido ocorre por questões psicológicas, existem algumas questões que você deve se perguntar para avaliar como você pode melhorar a sua libido.
- Como está o seu relacionamento? Você e seu parceiro estão conectados, ou mal se falam no dia-a-dia?
- Como é a sua vida sexual com o seu parceiro? Vocês namoram, trocam olhares, fazem jogos de sedução, se cortejam? Ou o sexo é aquela coisa mecânica, rápida, automática e sem graça?
- Como é o seu relacionamento consigo mesma? Você conhece os seus gostos? Sabe o que te dá prazer? Consegue ter orgasmos sozinha ou acompanhada?
- Como está a sua autoestima? Você gosta de você mesma? Se sente à vontade no seu corpo? Ou no sexo você tem vergonha de tudo, e evita até tirar a roupa?
- E a sua rotina? Você tem um sono reparador? Tem tempo para você? Ou está sempre exausta por causa do trabalho, dos filhos, da faculdade?
- E a sua cabeça, por onde anda? Na hora do sexo, você se concentra no seu parceiro, no que está acontecendo? Ou você fica pensando na escola dos filhos, na roupa para lavar, na conta para pagar, naquele relatório do trabalho?
- Como está a sua saúde mental? Você tem o diagnóstico de ansiedade, depressão ou outros distúrbios psiquiátricos? Está tratando?
Quer melhorar sua falta de libido?
Comece dedicando tempo para o sexo. Mesmo que seja só dentro da sua cabeça. Comece a pensar em sexo durante o dia. Depois me conta como estão seus pensamentos durante a noite.
Outras dicas: leia sobre sexo. Assista filmes e séries com temática erótica. Converse com as amigas sobre sexo. Isso vai ativar o seu cérebro para o sexo. O cérebro é o nosso maior órgão sexual!
Precisa de ajuda?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica e sexologia.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças ginecológicas. Além disso, faço acompanhamento de mulheres com as mais diversas queixas sexuais.
Busco dar um atendimento individualizado e que atenda às minhas pacientes de maneira integral, com avaliação não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento.
Se você quer saber mais sobre a falta de libido ou outras questões relacionadas à saúde da mulher, clique no botão abaixo e agende a sua consulta. Estou à disposição para te atender da melhor forma possível!
Você também pode se interessar por:
Como aumentar o desejo feminino?
Testosterona baixa – o que significa?
Relação sexual após cirurgia ginecológica
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock