Orgasmo na penetração é um tema que chama muito a atenção tanto de mulheres, quanto de homens.
Afinal, muitas mulheres não conseguem atingir o orgasmo na penetração, e isso pode ser motivo para atritos entre o casal.
No entanto, será mesmo que o casal precisa se desentender por causa disso?
Continue lendo para entender!
Sumário
- Qual é o médico que cuida da sexualidade humana?
- O clitóris
- O que ocorre no orgasmo na penetração?
- Dica para ter orgasmo na penetração: Manobra da Ponte
- Foco no prazer!
- Precisa de ajuda?
- Você também pode se interessar por:
Qual é o médico que cuida da sexualidade humana?
O médico que cuida da sexualidade humana é o sexólogo.
A Dra. Giulia Cerutti é médica ginecologista sexóloga. Em seu consultório particular, a Dra. Giulia ajuda mulheres a entenderem melhor sobre suas questões sexuais, em um ambiente acolhedor, livre de julgamentos e sem pressa.
Como sexóloga, a Dra. Giulia também aborda questões como dor na relação sexual, dificuldade para atingir o orgasmo na penetração, falta de libido e várias outras queixas que a mulher possa apresentar.
Ela atende no bairro da Consolação, em São Paulo – SP.
Quer conhecer a Dra. Giulia melhor? Clique aqui para saber o que pacientes reais falam sobre ela!
Veja agora alguns relatos de pacientes da Dra. Giulia:
O clitóris
Para falarmos sobre orgasmo na penetração, precisamos primeiro falar sobre o clitóris.
Sim, sobre o clitóris. Porque o clitóris tem tudo a ver com orgasmo na penetração!
O clitóris é muito mais do que aquela “bolinha” que vemos na vulva. Na verdade, essa bolinha é apenas a glande do clitóris. O clitóris é um órgão muito maior do que isso. Ele tem também um prepúcio (uma pele que recobre a glande) e corpos que envolvem as paredes vaginais.
Quando somos embriões, temos um órgão chamado tubérculo genital. Em pessoas do sexo feminino, o tubérculo genital origina a glande do clitóris. Por outro lado, em pessoas do sexo masculino, o tubérculo genital origina a glande do pênis. Assim, a nossa glande é equivalente à glande do homem.
A glande do clitóris é a parte do nosso corpo com maior sensibilidade. Por isso, é pela glande que a maioria das mulheres consegue ter orgasmos com mais facilidade.
O que ocorre no orgasmo na penetração?
Quando uma mulher consegue ter orgasmo na penetração, o orgasmo também acontece pelo estímulo do clitóris. Lembra que eu falei que os corpos do clitóris envolvem as paredes vaginais?
É exatamente isso. Durante a penetração, o pênis (ou os dedos, ou o vibrador) estimula os corpos do clitóris através das paredes da vagina.
Além disso, existe o famoso ponto G. Você com certeza já ouviu falar dele. O ponto G nada mais é do que a projeção da glande do clitóris na parede anterior da vagina. É por isso que falamos que o ponto G é o ponto de maior sensibilidade vaginal!
Assim, com o estímulo do ponto G e dos corpos do clitóris, a mulher consegue atingir o orgasmo na penetração. No entanto, é mais difícil do que pelo estímulo direto da glande.
Mesmo assim, muitas mulheres (eu diria que a maioria!) não conseguem atingir o orgasmo durante a penetração. E isso é perfeitamente normal
Essas mulheres podem investir em masturbação e sexo oral. Também podem elas mesmas estimularem a glande do clitóris durante a penetração. Além disso, elas podem investir em posições que estimulem diretamente a glande do clitóris.
Existem também muitos vibradores que penetram e estimulam a glande do clitóris ao mesmo tempo. Aliás, alguns inclusive para serem usados em casal!
Dica para ter orgasmo na penetração: Manobra da Ponte
Uma alternativa muito interessante para a mulher que deseja ter orgasmo com a penetração é realizar a Manobra da Ponte.
Por esta manobra, a mulher (ou seu parceiro) estimula a glande do clitóris. Quando estiver bem próxima do orgasmo, a mulher deve parar o estímulo da glande e, assim, manter apenas a penetração. Muitas vezes a mulher consegue ter orgasmo apenas com a penetração desta maneira.
Foco no prazer!
Muitas mulheres têm sensação de satisfação sexual mesmo sem atingir o orgasmo. Além disso, outras mulheres ficam satisfeitas tendo orgasmos só com sexo oral ou masturbação.
Se elas estão bem assim, ok! Devemos focar no nosso prazer e não naquilo que dizem que é o correto! Cada um sabe da sua sexualidade!
Não deixe que a sociedade dite o que é melhor para você!
O orgasmo na penetração não é uma obrigação para uma relação sexual satisfatória!
Precisa de ajuda?
Olá! Sou a Dra. Giulia Cerutti, médica ginecologista, especializada em oncologia ginecológica.
Realizo atendimentos em ginecologia para mulheres de todas idades. Atuo na prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças ginecológicas. Além disso, faço cirurgias em centro cirúrgico e no consultório.
Busco dar um atendimento único e que atenda as minhas pacientes de maneira integral. Cuido não somente da sua saúde física, mas também da sua saúde mental. Comigo, você terá participação na decisão de seu tratamento.
Você também pode se interessar por:
Testosterona baixa – o que significa?
Relação sexual após cirurgia ginecológica
Como aumentar o desejo feminino
Imagens meramente ilustrativas (Banco de imagens: Shutterstock)